O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou perdão a Changpeng Zhao, cofundador da corretora de criptomoedas Binance que se declarou culpado de acusações criminais relacionadas a controles inadequados de lavagem de dinheiro e foi condenado a quatro meses de prisão.
“O presidente Trump exerceu sua autoridade constitucional ao conceder perdão ao Sr. Zhao, que foi processado pela administração Biden em sua guerra contra as criptomoedas”, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
“A administração Biden perseguiu o Sr. Zhao apesar de não haver alegações de fraude ou vítimas identificáveis”, disse Leavitt em comunicado. “A guerra da administração Biden contra as criptomoedas acabou”.
Em 2023, Zhao se declarou culpado de uma acusação criminal nos EUA por falhar na proteção contra lavagem de dinheiro, enquanto a Binance se declarou culpada de violar sanções financeiras internacionais e legislações contra lavagem de dinheiro. A corretora concordou em pagar cerca de US$ 4,3 bilhões.
Já o cofundador da Binance foi condenado a quatro meses de prisão em 2024. Os promotores americanos haviam solicitado três anos de detenção para Zhao, que cofundou a Binance em 2017.
Zhao se junta a uma crescente lista de executivos de criptomoedas que receberam perdão do presidente, como o criador do Silk Road, Ross Ulbricht, e funcionários da corretora de criptomoedas BITMEX.
As empresas de Trump vêm obtendo lucros no mercado de moeda virtual. O Financial Times apurou que elas lucraram mais de US$ 1 bilhão antes de impostos com empreendimentos de criptomoedas no último ano.
Fonte.:Folha de S.Paulo