11:00 AM
25 de agosto de 2025

Trump salvou a Intel? Na verdade, não

Trump salvou a Intel? Na verdade, não

PUBLICIDADE


O presidente-executivo da Intel, Lip Bu Tan, que assumiu o cargo em março, alertou no mês passado que a empresa pode ter que abandonar o negócio de produção sob contrato de chips se não conseguir nenhum grande cliente. “No futuro, nosso investimento no Intel 14A será baseado em compromissos confirmados com clientes”, disse ele.

Kinngai Chan, analista da Summit Insights, destacou a lógica econômica da mensagem de Tan: “A Intel deve garantir um volume suficiente de clientes para entrar em produção para seus nós 18A e 14A para tornar seu braço de fundição economicamente viável”, disse ele, referindo-se aos processos de fabricação da Intel.

“Não acreditamos que qualquer investimento do governo mudará o destino de seu braço de fundição se eles não conseguirem garantir clientes suficientes.”

A fabricante de chips, que já foi sinônimo de proeza norte-americana na fabricação de chips, tropeçou devido a anos de erros de gestão, cedendo sua liderança na fabricação para a TSMC de Taiwan e perdendo a corrida por chips de inteligência artificial para a Nvidia.

Agora, em um impasse, a Intel precisa provar que é capaz de fabricar chips avançados para atrair clientes. A Reuters informou que o atual processo 18A da Intel – menos avançado que o 14A – está enfrentando problemas com o rendimento, a medida de quantos chips impressos são bons o suficiente para serem disponibilizados aos clientes.

As grandes fábricas de chips, incluindo a TSMC, arcam com o custo do baixo rendimento durante as primeiras iterações do processo quando trabalham com clientes como a Apple. Para a Intel, que registrou perdas líquidas por seis trimestres consecutivos, é difícil fazer isso e ainda obter lucro.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima