A estratégia política de Donald Trump se baseia em um processo de simplificação extrema de questões complexas, segundo análise de Thiago de Aragão, CEO da Arko Advice Internacional, durante participação no programa ‘WW Especial’, da CNN.
Segundo Aragão, esse método, “característico do populismo contemporâneo”, transforma observadores passivos em participantes ativos do processo político, ainda que de forma superficial.
“O fenômeno se manifesta principalmente através de uma campanha permanente, da qual Trump demonstra habilidade em reduzir a complexidade do ambiente político que ele próprio contribui para criar. Sua abordagem consiste em apresentar soluções e diagnósticos simplificados para questões que, na realidade, são multifacetadas”, explica.
Para ele, quando as promessas simplistas não se concretizam, a estratégia evolui para a identificação de culpados. “As instituições e forças estruturais do Estado, responsáveis pela complexidade natural da política, são frequentemente apontadas como obstáculos”, afirma.
Este padrão de comportamento, de acordo com o analista, não é exclusivo de Trump, sendo observado em diversos líderes com tendências populistas ao redor do mundo. “A tática consiste em atribuir a falta de resultados práticos a supostos inimigos ou obstáculos institucionais, evitando assim assumir responsabilidade por promessas não cumpridas”, pontua.
WW Especial
Apresentado por William Waack, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
O Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube está no ar. Faça parte e receba conteúdos especiais, bastidores e indicações do time de jornalismo da CNN. Como assinante, você terá acesso liberado à íntegra e a cortes do WW Especial, além de ter a sua pergunta respondida pelos apresentadores do Fora da Ordem. Clique aqui e participe!
Fonte: CNN Brasil


