10:19 AM
2 de janeiro de 2026

Turbulência em voos pode triplicar até 2050 — veja como a aviação está se preparando

Turbulência em voos pode triplicar até 2050 — veja como a aviação está se preparando

PUBLICIDADE


Avião voando em meio a uma nuvem de vapor

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Incidentes de turbulência estão aumentando como resultado das mudanças climáticas causadas pela ação humana

    • Author, Philip Maughan
    • Role, BBC Future
  • Tempo de leitura: 6 min

No início da primavera deste ano, um Boeing 787 da United Airlines também enfrentou uma forte turbulência enquanto sobrevoava as Filipinas. Uma comissária de bordo foi arremessada contra o teto, sofrendo uma concussão e uma fratura no braço.

Incidentes de turbulência como esses estão aumentando como resultado das mudanças climáticas causadas pela ação humana. A turbulência severa em céu claro (CAT), ou seja, ar extremamente turbulento, invisível a satélites, radares e ao olho humano, aumentou 55% desde 1979, quando começaram os registros meteorológicos confiáveis, segundo pesquisa de Paul Williams, professor de ciência atmosférica da Universidade de Reading (Reino Unido).

A previsão é que a turbulência triplique em todo o mundo até a década de 2050 e que tenha, provavelmente, um impacto significativo em rotas aéreas sobre o leste da Ásia e o Atlântico Norte. Isso poderá afetar até mesmo a disposição das pessoas de voar.

Entre os motivos mais comuns apontados por passageiros para justificar o medo de avião estão a sensação de perda de controle e experiências anteriores com turbulência.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima