O Natal Luz, o café colonial, os parques temáticos e o chocolate estão entre os principais atrativos de Gramado, uma das cidades mais famosas da Serra Gaúcha. Em 2024, mesmo com a drástica redução do turismo em função das enchentes, a cidade recebeu 6,5 milhões de visitantes.
Agora, se depender da família Peccin, proprietária do grupo Casa Hotéis, os turistas vão passar a subir a serra para dormir.
Inaugurado em 2018, o hotel-boutique Wood passou por uma transformação. Em abril, deixou de aceitar hóspedes abaixo dos 14 anos para oferecer uma experiência completa de sono, desenhada pela CiaDoSono, fabricante de colchões e travesseiros premium.
Segundo Rafael Peccin, diretor de marketing do grupo, os colchões das 28 unidades combinam molas e camadas de espumas com diferentes densidades.
As duas Wood Suítes, acomodação que a Folha testou, têm colchão equipado com massageador vibratório, que promete aliviar a tensão e ativar a circulação sanguínea —o timer permite que se acorde com massagem em vez de despertador.
O ritual do sono proposto pelo hotel começa muito antes da hora de deitar. Assim que chega à suíte, o hóspede encontra sobre a cama a “dream box” (caixa dos sonhos, em inglês).
Trata-se de um mostruário em miniatura dos cinco tipos de travesseiros disponíveis. Um deles, o Cervical +, em formato ondulado, tem dez centimetros de altura em uma das laterais, 13 cm na outra e foi desenhado para quem dorme de lado. Já o Sleep Well + foi projetado para quem dorme de lado ou de barriga. Basta escolher um, ou vários, e deixar a miniatura pendurada na maçaneta, pelo lado de fora.
Quando volta do passeio ou do jantar, o hóspede encontra a suíte em nova configuração, com a cama pronta, luz baixa, música suave ambiente e ar-condicionado regulado a 23ºC.
No teto do banheiro, a iluminação direcionada para a banheira alterna diferentes cores e sugere um banho com cromoterapia. O serviço de boa noite ainda inclui uma infusão relaxante com o sugestivo nome sono profundo e hidratante com óleos essenciais para massagear os pés.
Cuidados adicionais com a arquitetura fazem a diferença. Corredores revestidos com carpetes altos e janelas antirruído, cobertas por grossos blackouts, colaboram para que os hóspedes só acordem quando o sono acaba.
Tendência global, o turismo do sono ganhou força durante a pandemia. Levantamento realizado pela plataforma Booking em 2023, com 27 mil entrevistados de 33 países, já mostrava que 58% dos brasileiros gostariam de viajar para se concentrar no sono ininterrupto.
Em janeiro de 2025, outra pesquisa da mesma plataforma confirmou que 82% dos brasileiros viajam para relaxar e, para 41% deles, a cama é um fator importante para escolher a acomodação.
Não por acaso, a hotelaria tornou-se um importante filão para a CiaDoSono, cujos colchões chegam a custar R$ 13 mil. “Hoje, os hotéis respondem por 5% das vendas. Apostamos muito neste crescimento”, diz o fundador Felipe Pedroso.
A lista de clientes da empresa pode ser consultada no site turismodosono.com.br. Como nem todos adquirem o pacote completo de produtos e experiências, o filho de Pedroso, Carlos Eduardo, que responde pelo marketing da CiaDoSono, está elaborando um guia inspirado no Michelin —hotéis, pousadas e cabanas serão certificados com uma, duas ou três luas. “Será o primeiro guia no mundo a avaliar a excelência em sono na hotelaria”, ele garante.
Com quatro suítes, duas casas de campo e seis chalés, o hotel-boutique Morada dos Canyons, em Santa Catarina, é forte candidato a merecer três luas. Todas as acomodações têm colchões com massageador e travesseiros ergonômicos, ambiente climatizado e blackouts eficientes.
Para o proprietário, Tiago Marcelino, o investimento logo dará retorno. “Embora o turismo do sono não seja a razão de grande procura, vejo cada vez mais pessoas querendo descansar no hotel. Saber que a gente dá importância para isso vai ajudar a nos escolher”, acredita.
Como está virando moda, o turismo do sono virou estratégia de marketing para hotéis em locais isolados —muitos estabelecimentos que têm silêncio e uma cama confortável para oferecer já se apresentam como adeptos do modismo. Mas a tendência vai muito além desse básico. Confira, a seguir, hospedagens de diferentes perfis que entraram de verdade na onda do sono perfeito.
Castelo Saint Andrews, Gramado (RS)
Enxoval de algodão egípcio com mil fios, menu de travesseiros e chá de boas-vindas ao sono são oferecidos aos hóspedes, que podem tomar café da manhã a qualquer hora do dia. Diária para casal a partir de R$ 3.580.
Reservas: saintandrews.com.br
Emiliano, Rio de Janeiro (RJ)
Seis modelos de travesseiros, além de cinco opções recheadas de ervas aromáticas, são oferecidos em todas as acomodações de São Paulo e Rio de Janeiro. Hóspedes das duas suítes da categoria spa (diária a partir de R$ 6.690), exclusivas da unidade carioca, têm direito a 30 minutos de massagem no quarto, incluindo escalda-pés.
Reservas: emiliano.com.br
Kurotel, Gramado (RS)
O Programa Sono, desenvolvido pelo spa (a partir de R$ 23.870, com sete noites e pensão completa), começa com avaliação médica, nutricional, psicológica e fisioterapêutica.
Entre as terapias indicadas para tratamento dos distúrbios do sono, a cápsula de flutuação promete redução de estresse e ansiedade –dentro d’água a 35,5 ºC, com alta concentração de sal que permite flutuar, o usuário ouve música relaxante sob luzes de cromoterapia por 45 minutos.
Reservas: kurotel.com.br
Morada dos Canyons, Praia Grande (SC)
As 17 acomodações têm colchões com massageador, travesseiros ergonômicos e enxoval Trousseau. Diárias de casal a partir de R$ 2.119,50.
Reservas: moradadoscanyons.com
Rosewood São Paulo
Colchões king size com camada extra de plumas de ganso ganham o reforço de travesseiros de fibra de silicone e de plumas – há opções mais firmes. Umidificador, máquina de ruído branco e lâmpada terapêutica indutora do sono podem ser solicitados. Diárias a partir de R$ 3.746.
O hóspede que não quiser usar o enxoval de algodão com 400 fios pode pedir lençóis de linho ou cetim, pagos à parte, assim como o canal de TV com meditação guiada. Também opcionais, o tapa-olhos de seda custa R$ 450 e o pijama da Trousseau, R$ 850.
Reservas: rosewoodhotels.com/pt/sao-paulo
Wood, Gramado (RS)
A experiência do sono está disponível em todas as 28 suítes (diária para casal a partir de R$ 676, com café da manhã), mas só as duas Wood Suítes dispõem de colchão com massageador (a partir de R$ 1.301,50 para casal).
Reservas: hotelwood.com.br
Fonte.:Folha de S.Paulo