O Ministério do Turismo publicou, na última terça-feira (16), um ato que define novas regras sobre o check-in e check-out em hotéis. Agora, as diárias passam a corresponder a 24 horas, incluindo o tempo da higienização dos quartos, que não poderá ultrapassar três horas.
Além disso, os estabelecimentos serão obrigados a informar aos hóspedes os horários de entrada, saída e o período reservado para a limpeza. Os hotéis também poderão cobrar tarifas adicionais caso o cliente realize o check-out atrasado.
A nova regra também determina que os hotéis ofereçam serviços de limpeza nos quartos, realizando, no mínimo, a higienização do ambiente, a troca de toalhas e de roupas de cama.
A publicação do ato acontece após uma onda de críticas nas redes sociais, com consumidores relatando diárias cada vez menores —começando às 15h e encerrando às 10h, por exemplo—, o que dava aos hóspedes a sensação de prejuízo. Segundo o Ministério do Turismo, as mudanças visam dar mais transparência e previsibilidade aos clientes, além de reforçar a segurança sanitária no setor.
Junto com o novo regulamento, também foi anunciado o lançamento da versão eletrônica da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. A plataforma irá integrar os sistemas utilizados pelos hotéis ao site gov.br, permitindo que os hóspedes preencham seus dados automaticamente na hora de fazer o check-in.
Para o ministério, a nova plataforma tornará os processos entre o cliente e o hotel muito mais ágeis e eficientes.
Fonte.:Folha de S.Paulo