O European Publishers Council lamentou a ausência de uma ordem de separação dos ativos da empresa.
“Uma multa não resolverá o abuso do Google”, disse a diretora executiva da entidade, Angela Mills Wade.
“Sem uma aplicação forte e decisiva, o Google simplesmente descartará isso como um custo de negócios enquanto consolida seu domínio na era da IA, perpetuando a concorrência desleal e enfraquecendo a mídia de notícias e as editoras que dependem das receitas de publicidade”, disse ela.
Cori Crider, membro sênior do Future of Tech Institute e professor honorário da UCL Laws, pediu que a Comissão tome uma medida drástica com uma ordem de separação dos negócios do Google.
“Quero deixar claro: somente um desmembramento resolverá o monopólio do Google, abrirá esse mercado de 120 bilhões de euros para as empresas europeias e salvará nosso moribundo setor de mídia.”
A receita de publicidade do Google em 2024, incluindo os serviços de pesquisa, Gmail, Google Play, Google Maps, YouTube, Google Ad Manager, AdMob e AdSense, totalizou US$264,6 bilhões ou 75,6% da receita total do grupo. É a plataforma de publicidade digital dominante no mundo.
Fonte.:UOL Tecnologia.: