1:04 PM
17 de setembro de 2025

Um ano depois, vítima de ataques de Israel com pagers no Líbano relembra mensagem que cegou dezenas: ‘Não tenho mais olhos’

Um ano depois, vítima de ataques de Israel com pagers no Líbano relembra mensagem que cegou dezenas: ‘Não tenho mais olhos’

PUBLICIDADE


Nayfe usa óculos escuros que cobrem os olhos e segura a mão perto do rosto. O polegar da mão está machucado e dois dedos estão quase completamente ausentes. Seu rosto e nariz estão marcados e machucados.

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, As mãos, o rosto e os olhos de Nayfe ficaram gravemente danificados no ataque com pagers

    • Author, Carine Torbey
    • Role, Correspondente em Beirute, BBC Árabe

Nayfe usa óculos escuros — não para proteger os olhos da luz do sol, mas para esconder seus olhos, ou as cavidades onde eles costumavam estar.

“A esclera, a parte branca dos meus olhos, desapareceu”, diz ela. “A retina e os nervos que ligam a córnea ao cérebro estão completamente destruídos.”

Um ano após o mortal “ataque de pager” de Israel no Líbano, a BBC conversou tanto com feridos quanto com membros do governo sobre o que aconteceu naquele dia e os efeitos a longo prazo do incidente, que alguns ativistas dizem que podem ser considerados crimes de guerra.

No centro da sala de estar de Nayfe, há uma foto dela antes do ataque. Ela a mostra com olhos grandes e escuros, com sobrancelhas bem definidas. Ela sorri timidamente. Sua mão esquerda, com os dedos cruzados, parece estar segurando uma bolsa no ombro.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima