5:30 PM
17 de janeiro de 2026

‘Um hacker roubou as anotações da minha terapeuta e divulgou na web meus segredos mais profundos’

‘Um hacker roubou as anotações da minha terapeuta e divulgou na web meus segredos mais profundos’

PUBLICIDADE


Meri-Tuuli Auer olhando para a câmera, sentada com a cabeça apoiada na mão. Ela tem cabelo loiro e veste uma blusa de lã rosa claro de mangas curtas

Crédito, Elina Tossavainen

Legenda da foto, Meri-Tuuli Auer contou à sua terapeuta coisas sobre sua vida que não queria que sua família mais próxima soubesse

    • Author, Jenny Kleeman
    • Role, BBC News
  • Tempo de leitura: 7 min

Assim que Meri-Tuuli Auer viu o assunto do e-mail na pasta de spam, soube que aquele não era um spam comum. Ele continha seu nome completo e número de seguro social – o equivalente na Finlândia ao CPF brasileiro.

O e-mail estava cheio de detalhes sobre ela que ninguém mais deveria saber.

O remetente sabia que ela estava fazendo psicoterapia por meio de uma empresa chamada Vastaamo. Disseram que haviam invadido o banco de dados de pacientes da Vastaamo e que queriam que Auer pagasse 200 euros (R$ 1.248) em bitcoins em 24 horas, ou o preço subiria para 500 euros em 48 horas.

Se ela não pagasse, escreveram, “suas informações serão publicadas para todos verem, incluindo seu nome, endereço, número de telefone, número do seguro social e registro detalhado de paciente contendo transcrições de suas conversas com os terapeutas da Vastaamo”.

Meri-Tuuli Auer olhando para a câmera enquanto usa um casaco vermelho felpudo e um gorro preto. Neve e árvores podem ser vistas ao fundo.

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Meri-Tuuli Auer foi uma dos 33 mil pacientes da Vastaamo que tiveram seus registros terapêuticos roubados em outubro de 2020 por um hacker anônimo

“Foi aí que o medo começou”, diz Auer, de 30 anos. “Tirei licença médica do trabalho, me tranquei em casa. Não queria sair. Não queria que as pessoas me vissem.”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima