O feijão é importante ingrediente da cultura alimentar do Brasil. Ele pode ser usado em salas, ensopados, farofas e até em lanches. A seguir, veja cinco receitas para se inspirar na hora de cozinhar o grão.
Este é um caldo especial de feijão com ingredientes que lembram a porchetta: pedaços de paleta de porco, gomos de erva-doce e um caldo inebriante com ervas, pimenta-do-reino e alho. Pode ser comido como qualquer feijão-branco cozido, com macarrão, acompanhando de brócolis ou couve salteada e pão crocante.
O vegetal é servido com homus de feijão-fradinho com missô e um creme de castanhas-de-caju fermentado. É uma receita do chef Kaywa Hilton, do restaurante Boia, em Salvador
Inspirada nos sabores do pesto vermelho, esta receita pede para cozinhar os grãos com ingredientes básicos como cebola, alho, pimenta-calabresa, extrato de tomate e creme de leite fresco, além de tomates secos e o queijo pecorino, até que o resultado fique com um sabor complexo e rico.
Nesta receita, o colunista Marcos Nogueira, do Cozinha Bruta, mostra porque é sempre bom ter na dispensa de casa feijões cozidos. Dá para usá-los para fazer sopa com cenoura, salame e linguiça curada. Você pode trocar a cor do feijão ou o feijão por grão-de-bico, talvez lentilha
Saboroso e suculento com apenas carne moída, feijão e muçarela, esse burrito evita o guacamole, o sour cream, o arroz e os vegetais crus, o que significa que fica bem congelado durante três meses. A carne moída grelhada é levemente temperada, mas sinta-se livre para substituir por carne cozida como frango, ou tornar a receita vegetariana, com apenas feijão e queijo.
Fonte.:Folha de São Paulo


