Drinques sem álcool deixaram de ser vistos só como sucos ou águas aromatizadas, mesmo com o termo em inglês, mocktail, fazer uma brincadeira com isso —”mock” significa imitar ou zombar, e “cocktail” se refere a coquetel. Hoje, marcas investem em alternativas como cerveja, vinho e gim nessa pegada.
O interesse por drinque sem álcool também cresce em dezembro, durante o Natal e Réveillon, com picos de busca no final do ano, segundo dados do Google Trends dos últimos cinco anos.
Esse aumento reflete uma mudança de comportamento, com muitas pessoas consumindo menos álcool e priorizando a saúde e o bem-estar. Pesquisa Datafolha, realizada em abril de 2025, revelou que 53% dos brasileiros que consumiram bebidas alcoólicas no último ano reduziram sua ingestão.
Para criar um mocktail, o mixologista Marcelo Serrano destaca a importância de equilibrar sabores doces e azedos, utilizando ingredientes como açúcar, mel ou adoçantes, geralmente com limão.
“Limão com duas frutas é uma boa combinação e tende a ter um resultado melhor do que misturar várias frutas como abacaxi, laranja, limão e morango”, diz Serrano.
Ele explica que, como o açúcar natural das frutas tende a ser mais alto, o limão ajuda a equilibrar o sabor doce. O tipo de limão pode variar, podendo ser o tradicional, siciliano ou cravo.
Há frutas que dispensam limão. “Por exemplo, o cupuaçu, que é uma fruta ácida. A uvaia também pode ser usada sem ele”, complementa Serrano.
Ele ainda lembra que esses drinques mais conhecidos, como o moscow mule, podem ser feitos na versão não alcoólica. A espuma já é assim, e é possível tirar a vodca e adicionar xarope de maçã verde ou suco de abacaxi.
O bartender Márcio Silva, do Exímia Bar, em São Paulo, incluído na lista extendida do ranking 50 Best Bars deste ano, sugere o uso de jarras e adaptações de receitas clássicas para festas ou preparações em grandes quantidades. No caso do mojito, hortelã e limão são macerados, e o equilíbrio é ajustado com açúcar ou adoçante. Para variar o sabor, é possível adicionar toques de gengibre ou pimenta.
Quanto às bases do drinque, há uma variedade de opções além da água gaseificada. Pode-se usar água de coco, xaropes, chá ou até outras bebidas sem álcool, como cerveja, vinho e gim.
A seguir, veja duas receitas de drinques sem álcool criadas por Marcelo Serrano, entre elas tem um mocktail de morango, que está entre os mais buscados no Google.
Mocktail natalino
Rendimento: Uma taça
Tempo de preparo: 3 minutos
Ingredientes:
- 1 sachê de chá de camomila
- 20ml xarope de toranja
- 5 ml suco de limão
- Tônica
Preparo
Colocar o sachê de chá e os outros ingredientes na taça de vinho, completar com tônica e colocar gelo. O drink é servido com o sachê de chá no copo.
Mocktail santa claus
Rendimento: Um copo
Tempo de preparo: 3 minutos
Ingredientes:
- 4 morangos macerados
- 15 ml xarope de caramelo
- 15 ml suco de limão
- 120 ml suco de abacaxi
Preparo
- Na coqueteleira macerar os morangos e adicionar os demais ingredientes e gelo
- Bater vigorosamente, coar no copo e colocar gelo
- Decoração com fatia de laranja desidratada
Fonte.:Folha de São Paulo


