3:28 PM
7 de setembro de 2025

Veja como Horner foi demitido da Red Bull

Veja como Horner foi demitido da Red Bull

PUBLICIDADE


Não houve comunicado anterior, nem rumores firmes no paddock. Nem negociação aberta. Christian Horner, o chefe de equipe mais longevo e mais bem-sucedido da Fórmula 1 moderna, foi demitido da Red Bull em absoluto segredo e surpresa.

Leia também:

Ele recebeu a notícia pessoalmente, em uma suíte de luxo em Londres, após uma reunião secreta com dois dos homens mais poderosos do grupo de bebidas energéticas: Helmut Marko e Oliver Mintzlaff. Isso foi revelado pelo jornal alemão Bild, que reconstruiu com precisão os detalhes de uma das decisões mais chocantes dos últimos tempos na F1.

Horner, que esteve à frente da Red Bull por duas décadas, foi convocado na terça-feira para uma reunião com Marko – consultor e voz forte da Red Bull – e Mintzlaff, CEO de esportes da Red Bull. Lá, ele foi informado, em termos inequívocos, que havia sido dispensado de suas funções.

De acordo com o Bild, o britânico ficou completamente surpreso. Ele não esperava que sua saída ocorresse de tal forma. E muito menos em um lugar como esse.

No entanto, o plano já estava em andamento há semanas. A decisão foi conduzida por Mintzlaff e começou a tomar forma no final de junho, durante o GP da Áustria, quando Mintzlaff apresentou o caso aos proprietários do conglomerado, Chalerm Yoovidhya – apoiador habitual de Horner até aquele momento – e Mark Mateschitz, sobre a necessidade de mudanças fundamentais. Helmut Marko também participou da conversa.

Otros tiempos: Christien Horner sonríe durante un encuentro con Oliver Mintzlaff y Helmut Marko.

Outros momentos: Christien Horner sorri durante uma reunião com Oliver Mintzlaff e Helmut Marko.

Foto de: Red Bull Content Pool

O momento-chave ocorreu na segunda-feira antes da demissão, quando os quatro realizaram uma chamada de vídeo pelo Zoom. Nela, Mintzlaff comunicou sua intenção de demitir Horner no dia seguinte. Ele recebeu o sinal verde. Com o apoio formal dos proprietários, ele viajou para Londres com Marko para executar o movimento. A reunião no hotel foi a etapa final de uma manobra silenciosa, calculada e sem volta.

O que se seguiu foi um abalo interno. A figura que havia sido sinônimo de sucesso da Red Bull na F1, que havia administrado os títulos de Sebastian Vettel e Max Verstappen, e que havia consolidado uma estrutura campeã na Fórmula 1, estava fora por uma decisão do alto escalão.

Horner não caiu por um único motivo, mas por um acúmulo de tensões: um desentendimento com Marko, uma investigação interna por má conduta (da qual foi absolvido, mas que afetou sua imagem e a da equipe), uma gestão de poder cada vez mais ambiciosa – que o levou a concentrar vários cargos estratégicos – e uma relação pessoal deteriorada com os proprietários.

O Bild acrescenta um detalhe revelador: poucos dias antes da demissão, Horner organizou, como todos os anos, um evento exclusivo de tiro ao prato em sua propriedade perto de Oxford. Entre os 40 convidados estavam Yoovidhya e Verstappen. Nenhum deles compareceu. Um sinal claro, embora silencioso, de que algo havia se rompido. Essa distância emocional se traduziu, pouco tempo depois, em uma decisão executiva.

A demissão de Horner não marca apenas o fim de uma era. Ela também confirma que, a portas fechadas, a Red Bull está passando por uma profunda reconfiguração, na qual até mesmo as figuras mais icônicas podem ser deslocadas sem cerimônia. E o que aconteceu naquela suíte em Londres é a prova de que, no ápice da F1, as decisões mais importantes podem ser tomadas longe do barulho do paddock, sem câmeras, sem vazamentos e com precisão cirúrgica.

NOVOS REPÓRTERES, só 15 GPs na TV Globo, NARRAÇÃO, etc: DEBATE do tchau à Band. E MAX? Projeto Motor

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #343:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article

Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics



Fonte. Motorsport – UOL

Leia mais

Rolar para cima