O Dia Mundial do Pizzaiolo é comemorado neste sábado (17). Para celebrar, o chef Luis Lopes Macedo revela dicas de como preparar as próprias pizzas em casa.
Macedo é responsável por supervisionar a qualidade das mais de mil redondas que saem diariamente dos fornos da Bráz Pizzaria, que tem 13 unidades distribuídas no Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo.
A pizzaria foi eleita a quarta melhor do mundo pelo ranking 50 Top World Artisan Pizza Chains, além de acumular sete vitórias na premiação do júri d’O Melhor de São Paulo e 11 na categoria da pesquisa Datafolha –vencendo também em 2025, ao lado da 1900 Pizzeria.
Veja, a seguir, sugestões de como elaborar a massa e a cobertura da receita e como utilizar o forno doméstico para obter uma boa pizza.
Massa
O primeiro passo é escolher uma boa farinha: ela deve ser forte, com alto teor de proteína. Em seguida, a hidratação da massa é importante para que ela se torne leve —a proporção deve ser de 1 de farinha para 3/4 de água. Ou seja, se for usar 700 g de farinha, ponha 525 g de água.
Por fim, nada de pressa: o tempo de fermentação deve ser respeitado. O ideal é deixar a massa fermentar naturalmente, de 24 a 48 horas, de acordo com a temperatura ambiente. Se estiver quente, o processo acontece mais rapidamente.
Cobertura
Ainda que tenha um molho saboroso e bons ingredientes, segundo Macedo, a boa pizza é aquela em que não se sente apenas o sabor do recheio, como também o da massa. Por isso, é melhor evitar exageros na quantidade de queijo e não preparar molhos muito temperados. Para uma pizza grande, 300 gramas de queijo são o suficiente.
Forno
Para se obter bordas altas e tostadas é preciso ter um forno de alto rendimento, isto é, que seja capaz de atingir uma temperatura acima de 360ºC. No caso de fornos domésticos, que dificilmente alcançam essa temperatura, a dica, de acordo com o pizzaiolo, é utilizar uma pedra refratária sobre a grade do forno e assar a pizza em cima dela.
Fonte.:Folha de São Paulo


