8:00 PM
3 de fevereiro de 2026

Veja ingredientes versáteis para variar a marmita – 31/01/2026 – Comida

Veja ingredientes versáteis para variar a marmita – 31/01/2026 – Comida

PUBLICIDADE


Na cozinha do dia a dia, ter ingredientes versáteis à mão ajuda a variar nas refeições sem a necessidade de comprar muitos alimentos.

Um mesmo vegetal, por exemplo, pode ser preparado no forno, no vapor, na panela ou consumido cru. Já as carnes podem receber marinadas distintas para variar o sabor final.

A seguir, Mari Sciotti, chef do Quincho, e Marina Hernandez, professora da Escola Wilma Kövesi, listam ingredientes versáteis para ter na geladeira e na despensa. Também sugerem preparos para aproveitar esses itens.

Abobrinha

Fácil de encontrar em mercados e feiras de rua, o vegetal tem boa durabilidade. Sciotti sugere fazer uma salada com lâminas finas de abobrinha ainda crua. Mas ela também abobrinha pode ser refogada (sozinha ou com carnes) e assada (em textura al dente).

Brócolis

A chef do Quincho gosta de deixá-lo cozido assim que compra na feira. Ela prepara na água ou no vapor, e retira o brócolis ainda al dente. Guarda na geladeira assim. “Depois, eu posso levar ao forno com alho, ou incluir em um prato com massa. Também dá para fazer uma salada a partir dele”, explica.

Carne moída

Hernandez sugere moer os cortes de alcatra, patinho e coxão mole. Depois de moída, a carne pode ser refogada com vegetais ou lentilha, misturada ao trigo para um quibe ou temperada e modelada em espeto para virar uma cafta. Ainda pode ser enriquecida com aveia para fazer hambúrguer ou almôndegas. “Além da bovina, também funciona para carne moída de frango e de porco”, diz.

Cebola

Além de ser base para refogados, a cebola também pode ser um acompanhamento no prato. Mari Sciotti ensina a fazer o ingrediente no forno. “Corto em quatro, adiciono azeite, orégano e levo ao forno”, diz. A chef dá outros exemplos de preparos que vão bem com o vegetal: frito, para ficar crocante, ou caramelizado —um ótimo acompanhamento para carnes e massas.

Cenoura

Um dos vegetais mais práticos para ter em casa. Crua, a cenoura vira uma salada —ralada, em pedaços compridos ou em rodelas finas. Mas também pode ser feita al dente no forno, para ser um acompanhamento, ou cozida e amassada para virar um purê. Também é ingrediente que compõe sopas e refogados de legumes.

Iogurte

A dica é de Hernandez: além de útil para o café da manhã, o iogurte ou a coalhada entram em preparos para almoço e jantar. Uma colher pode acrescentar sabor a um vegetal, por exemplo. Mas o ingrediente pode ser base de uma marinada para carnes. Junto a ervas, também vira molho —uma opção para não usar creme de leite.

Massas

O macarrão é parte da rotina de muitas pessoas. Massas curtas como o penne, o rigatoni e o fusilli combinam em saladas e em pratos orientais, preparados na wok com vegetais e molho de soja. As massas longas, como o espaguete, viram uma refeição rápida junto a um molho feito com base de tomate pelado, por exemplo.

Ovo

Hernandez avisa: não é preciso comer apenas ovo mexido. O ingrediente é útil para diversos preparos. Além de frito e em omeletes, o ovo é usado para uma fritada de legumes: basta picar o que tem de vegetal e colocar em uma frigideira junto à mistura de ovos batidos. Também pode renovar uma refeição antiga. “Se tem um pouco de arroz que sobrou, um restinho de vegetais, dá para fazer um mexido de tudo quebrando um ovo. Vira um prato único”, explica a professora de gastronomia.

Peito de frango

Uma das carnes mais versáteis. Pode ser refogado em cubos (salteado com legumes ou preparado em um estrogonofe), ou cozido e desfiado para tortas. Em filés, é recheio de sanduíches e complemento para um pê-efe. Com molho de iogurte ou leite de coco, misture curry e o frango se torna outra refeição. Também é base para caldos e sopas.



Fonte.:Folha de São Paulo

Leia mais

Rolar para cima