Esta receita é como um delicioso jogo de associação livre: caramelo de missô, maçãs e costeletas de porco. O caramelo de missô é frequentemente adicionado a sobremesas para um toque de umami, mas também pode formar um molho brilhante e complexo adequado para proteínas.
Comece selando as bistecas de porco com crosta de pimenta, depois doure as maçãs na gordura liberada. Certifique-se de escolher uma maçã mais ácida do que doce para equilibrar a doçura do caramelo.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 a 3 porções
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- 1 1/2 colheres (sopa) de missô branco
- 2 bistecas de porco com osso (de 2,5 a 4 cm de espessura), muito bem secas com papel-toalha
- Sal à vontade
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 colher (sopa) de óleo neutro
- 2 maçãs verde pequenas ou 1 grande (ou outra maçã ácida e crocante), sem miolo e fatiadas com 0,6 cm de espessura
Modo de preparo
- Em uma tigela pequena, combine 3 colheres de sopa de água com o açúcar mascavo, vinagre e missô; mexa com um garfo até ficar homogêneo.
- Tempere as bistecas de porco por todos os lados com sal e depois com pimenta. (Não economize na pimenta; é um elemento importante para equilibrar o caramelo.)
- Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Adicione o óleo e as bistecas de porco à frigideira. Cozinhe, virando a cada 2 minutos, até dourar por fora e a temperatura interna na parte mais espessa atingir cerca de 135 ºC, de 10 a 15 minutos, dependendo da espessura das bistecas. Se as bistecas tiverem camada de gordura, empilhe uma sobre a outra, depois segure ambas juntas na vertical para dourar a camada de gordura até ficar crocante, cerca de 1 minuto. Transfira para um prato e deixe descansar por 5 minutos. Descarte toda a gordura, mas deixa mais ou menos 1 colher de sopa.
- Adicione as maçãs à frigideira em uma única camada e aqueça em fogo médio. Cozinhe sem mexer até dourar por baixo, de 2 a 4 minutos. Se a frigideira estiver soltando fumaça em algum momento, reduza o fogo. Despeje a mistura de açúcar mascavo e cozinhe, raspando os pedaços dourados e mexendo, até engrossar o suficiente para cobrir as costas da colher, de 1 a 3 minutos. (Fique de olho no molho no final para que não queime.)
- Desligue o fogo, coloque as costeletas de porco e seus sucos de volta na frigideira e vire-as para cobrir com o caramelo. Sirva as costeletas de porco com uma colherada das maçãs e caramelo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo