Um vídeo feito com um celular mostra o momento em que um homem foi morto a tiros neste sábado (24) por agentes federais em Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos.
Nas imagens é possível ver uma correria de agentes seguida de gritos e vários disparos. Logo depois, é possível ver o homem no chão sem se mexer, enquanto os agentes parecem revistá-lo.
O homem foi identificado como Alex Pretti, um residente de Minneapolis de 37 anos, segundo apuração da CNN junto a autoridades policiais estaduais e federais. Ele trabalhava como enfermeiro de UTI.
Veja o momento dos disparos:
A agência Reuters conseguiu verificar a localização e a data dos vídeos a partir dos metadados originais dos arquivos. Os prédios, traçado das ruas, árvores e postes de energia elétrica coincidiram com as imagens de arquivo e de satélite do local, ainda segundo a Reuters.
O DHS (Departamento de Segurança Interna) informou que os agentes federais tentaram desarmar um homem armado que se aproximou deles, e que um agente disparou tiros defensivos quando o homem “resistiu violentamente”. O comandante-geral da Patrulha de Fronteira, Gregory Bovino, alegou que o homem estava tentando “massacrar as forças de segurança”.
De acordo com um oficial do DHS, Alex Pretti portava “uma arma de fogo e dois carregadores”. Não está claro se o homem estava usando a arma de forma visível ou se estava escondida no momento em que foi baleado.
O governador de Minnesota, Tim Walz, chamou a versão do Departamento de Segurança Interna de “absurda e mentirosa”.
“O que vejo com meus próprios olhos e o que vocês verão com os seus torna isso muito difícil de acreditar”, afirmou Walz. “Eu vi os vídeos de vários ângulos, e é de revirar o estômago”, continuou.
Fonte: CNN Brasil


