9:54 AM
31 de julho de 2025

Vídeo mostra momento em que terremoto de 8,8 graus atinge Rússia

Vídeo mostra momento em que terremoto de 8,8 graus atinge Rússia

PUBLICIDADE



As primeiras imagens do terremoto que atingiu a península russa de Kamchatka começaram a circular nas redes sociais. Além de vídeos que mostram o momento exato em que a terra treme — inclusive durante uma cirurgia — já existem registros dos impactos causados no mar.

O tremor atingiu a costa do Pacífico nesta quarta-feira, deixando algumas regiões em estado de alerta para tsunami.

Japão, Havaí, Taiwan e Filipinas estão entre os territórios que emitiram alertas e orientaram os moradores das áreas costeiras a se retirarem com urgência.

O abalo sísmico teve duração aproximada de 30 segundos.

Imagens mostram casas destruídas, móveis espalhados, veículos balançando com a força do tremor e ondas crescendo logo após o sismo. Alguns desses registros podem ser vistos em nossa galeria acima.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) elevou o nível de alerta de tsunami para até três metros em toda a costa do Pacífico do país. As autoridades japonesas emitiram ordens de evacuação em diversas regiões do Norte, Leste e Centro do arquipélago, afetando quase dois milhões de pessoas.

A Baía de Tóquio também está sob alerta de tsunami com risco de ondas de até um metro, assim como a Baía de Osaka — onde será realizada a EXPO2025 — e as ilhas de Shikoku (oeste), Kyushu (sudoeste) e Okinawa (sudoeste).

Também há previsão de tsunamis menores, com ondas de até 20 centímetros, nas costas banhadas pelo Mar do Japão.

Taiwan e Filipinas também emitem alertas de tsunami

As autoridades de Taiwan e das Filipinas também emitiram alertas de tsunami nesta quarta-feira. A Agência Meteorológica Central (CWA) de Taiwan emitiu o segundo nível mais alto de alerta, prevendo ondas entre 30 centímetros e um metro atingindo a costa sudeste e sudoeste da ilha a partir das 13h18 no horário local (6h18 em Lisboa).

A população costeira foi orientada a se manter atenta e adotar medidas de precaução, embora não tenham sido ordenadas evacuações formais.

Nas Filipinas, autoridades alertaram províncias e localidades da costa leste — voltadas para o Pacífico — sobre a possibilidade de ondas de tsunami menores que um metro entre 13h20 e 14h40 no horário local (6h20-7h40 em Lisboa).

“Elas podem não ser muito altas, mas podem durar horas e representar risco para quem estiver no mar”, alertou Teresito Bacolcol, do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, citado pela Associated Press.

Havaí declara estado de emergência e inicia evacuação

O governador do Havaí declarou estado de emergência diante da possibilidade de um tsunami provocado pelo terremoto e solicitou a evacuação imediata das áreas costeiras.

“Assinei uma proclamação de emergência, e os Centros de Operações de Emergência do estado e dos condados estão totalmente ativados. Por favor, levem esta situação a sério”, publicou Josh Green nas redes sociais nesta terça-feira (quarta-feira em Lisboa).

Durante uma coletiva de imprensa, ele pediu que todos abandonem as zonas costeiras e se dirijam para o interior das ilhas.

“Este é o alerta mais grave possível. Não é apenas uma vigilância, é um aviso oficial: devemos evacuar agora”, reforçou Green.

Ele alertou ainda que “inundações são esperadas em todas as ilhas, imediatamente após a chegada das ondas”.

Leia Também: Ex-namorada de piloto da Delta Airlines também é detida suspeita de abuso



Fonte. :. Noticias ao minuto

Leia mais

Rolar para cima