
Um robô do Olaf capaz de se movimentar e falar será uma nova atração nos parques da Disney em Paris e Hong Kong a partir de 2026. A novidade foi anunciada pela Walt Disney Imagineering (WDI), núcleo da Disney responsável pela elaboração de atrações interativas, sistemas de projeção e robôs realistas.
O personagem escolhido para essa inovação é o boneco de neve Olaf, dos filmes da franquia Frozen. Utilizando inteligência artificial, o robô foi treinado para imitar os mesmos movimentos que o personagem executa nas animações.
O uso de robôs animatrônicos nos parques da Disney não é novidade. No entanto, por muito tempo, a tecnologia utilizada para dar movimento aos personagens sempre teve uma aparência literalmente robótica.
Para fazer com que o novo Olaf tivesse movimentos autênticos e naturais, a equipe de desenvolvimento do projeto adotou o uso de IA para “aprender” a imitar os filmes de animação. A fim de aumentar a credibilidade do personagem, o Olaf robótico tem um traje de “neve” capaz de se moldar de acordo com os movimentos do boneco, articular totalmente a boca, olhos e o nariz de cenoura, que também são removíveis.
Além disso, o robô também pode falar e se envolver em conversas, respondendo aos estímulos do público.
De acordo com uma publicação da empresa, as raízes da Disney estão na animação – usando o movimento para criar a ilusão da vida. “Enquanto os primeiros filmes eram desenhados à mão, a Pixar e a Disney Animation Studios usam animações geradas por computador, e na Imagineering damos vida aos personagens físicos através do movimento e da emoção”, completa o comunicado.
Por enquanto, o novo robô fará parte apenas dos parques da Disney em Paris e Hong Kong, que já possuem atrações temáticas do universo Frozen. Veja o boneco em movimento no vídeo abaixo:
Veja também um vídeo do boneco andando pela área temática de Frozen na Disneyland Paris:
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


