Um avião comercial saiu da pista e parou no mar em Mogadíscio, a capital da Somália, após apresentar problemas técnicos e ter de fazer um pouso de emergência. Apesar do incidente, todos as 55 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação, saíram ilesos.
A aeronave, um Fokker 50 operado pela Starsky Aviation, teve uma falha não especificada na terça-feira (10), poucos minutos depois de decolar. O piloto decidiu retornar ao Aeroporto Internacional Aden Adde, mas o avião derrapou na pista e só conseguiu parar no mar.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram passageiros deixando a aeronave e caminhando com água até os joelhos após o comandante ordenar uma saída rápida devido ao risco de incêndio.
A Autoridade de Aviação Civil da Somália informou que todos foram levados a um hospital para avaliação médica e destacou a atuação do piloto, elogiado pela companhia aérea devido à calma e rapidez.
O passageiro Mohamed Hussein Odowa disse à agência de notícias Reuters que o capitão anunciou o retorno ao aeroporto poucos minutos após a decolagem e orientou os ocupantes a permanecerem calmos e com os cintos afivelados. Segundo ele, quando os motores começaram a falhar, passageiros assustados passaram a recitar o Alcorão.
Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
Ainda de acordo com o relato, o avião tocou a pista e não conseguiu parar. Uma das asas chegou a bater em um pequeno monte antes de a aeronave continuar até o mar. “O piloto gritou: ‘Saiam rápido’. Eu era um dos passageiros mais velhos, mas de repente já estava do lado de fora com minha bagagem. Graças a Deus”, disse Odowa.
As autoridades de aviação civil ainda não divulgaram detalhes sobre as causas do problema técnico.
Fonte.:Folha de S.Paulo


