Inflamação é um termo em alta, ainda que seu significado seja por vezes deturpado nas redes sociais com argumentos pseudocientíficos, com promessas de vendas de dietas e suplementos anti-inflamatórios.
Armadilhas à parte, o papel da inflamação no desenvolvimento de doenças é cada vez mais destrinchado pela ciência. E uma das áreas mais afetadas por ela é a saúde do coração. Neste contexto, um estado inflamatório silencioso, mas crônico, provoca pequenos danos por anos a fio, até que culmine em uma doença cardiovascular.
Esse é o tema do novo episódio do podcast Olhar da Saúde, com o cardiologista Eduardo Lima, do Instituto do Coração (Incor) e Coordenador de Cardiologia da Rede Américas.
No programa, Lima discute a associação entre inflamação e males como diabetes, hipertensão, obesidade e síndrome metabólica, bem como seus impactos no principal órgão do corpo humano.
O médico também explica como os novos tratamentos disponíveis contra a obesidade podem atuar reduzindo este estado inflamatório, quais são os principais marcadores inflamatórios avaliados em exames e quando estes testes devem ser solicitados.
+Leia também: Dieta anti-inflamatória: ciência ou moda?
Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify:
O podcast é apresentado pelo endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, fundador do portal Olhar da Saúde, e por Chloé Pinheiro, editora do site de VEJA SAÚDE.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Também não deixe de assinar a nossa newsletter e receber às segundas-feiras uma curadoria especial de conteúdos feita com esmero pela nossa redação. Preencha o formulário abaixo para se inscrever:
Newsletter
Receba, toda semana, as reportagens de Veja Saúde que mais deram o que falar.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril