1:06 AM
26 de abril de 2025

Vitor, Melquíades e Gelásio: quem foram os únicos papas africanos da Igreja

Vitor, Melquíades e Gelásio: quem foram os únicos papas africanos da Igreja

PUBLICIDADE


Apesar da longa tradição de papas europeus, três importantes bispos de Roma vieram do norte da África: Vitor, Melquíades e Gelásio (acima)

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Apesar da longa tradição de papas europeus, três importantes bispos de Roma vieram do norte da África: Vitor, Melquíades e Gelásio (acima)

  • Author, Edison Veiga *
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Apesar da longa tradição de papas europeus, o trono de Roma já foi ocupado por religiosos de origem africana. Três vezes apenas — e todas até o século 5°.

Em comum, Vitor, Melquíades e Gelásio tinham a origem no norte da África, em localidades que integraram o império romano. E os três acabaram depois sendo considerados santos.

Vale ressaltar que, nos primeiros séculos da chamada era cristã, o próprio papel do bispo de Roma como papa era algo questionável.

E esses três religiosos tiveram sua dose de influência para que o cargo se tornasse reconhecido como acima dos demais bispos católicos: o primeiro oficializou o latim, língua de Roma; o segundo viveu o processo de legalização do cristianismo pelo império; o terceiro afirmou a primazia do bispado romano sobre os demais.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima