11:11 PM
16 de agosto de 2025

Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz: como carros alemães entraram em uma crise sem precedentes

Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz: como carros alemães entraram em uma crise sem precedentes

PUBLICIDADE


Funcionários trabalhando na linha de montagem de carro elétrico da Volkswagen

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A fabricação de automóveis representa cerca de um quinto da produção industrial da Alemanha

  • Author, Theo Leggett
  • Role, Correspondente internacional de negócios

Durante décadas, a fabricação de automóveis foi a joia da coroa industrial da Alemanha, um símbolo poderoso do famoso milagre econômico do país no pós-guerra. Suas “três grandes” montadoras, Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW, há muito tempo são aclamadas por seu desempenho, inovação e engenharia de precisão. Mas, atualmente, o setor automotivo alemão está enfrentando dificuldades. Com a crise na economia sendo um fator determinante para as eleições deste mês no país, como ela pode retomar a trajetória de recuperação?

Quando se chega de trem a Wolfsburg, na Baixa Saxônia, a primeira coisa que se vê é a fábrica da Volkswagen. Sua enorme fachada, estampada com um logotipo gigante da VW e ladeada por quatro chaminés altas, toma conta de uma das margens do canal que atravessa a cidade. O complexo de 6,5 km² fica ao lado do Autostadt, uma espécie de parque temático dedicado aos automóveis e à VW, a maior montadora da Europa. A Volkswagen Arena, um estádio esportivo, fica a uma curta distância.

Wolfsburg é a resposta da Alemanha à Detroit de meados do século 20 — não se tratava tanto de uma cidade com uma fábrica de automóveis, mas de uma fábrica com uma cidade que cresceu em torno dela. Cerca de 60 mil pessoas de toda a região trabalham na fábrica, enquanto a cidade em si tem uma população de cerca de 125 mil habitantes. Os moradores locais dizem que, mesmo que você não trabalhe na fábrica, é certo que muitos de seus amigos trabalham, assim como metade da sua turma da escola.

Fábrica da Volkswagen

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Quando você chega de trem a Wolfsburg, uma das primeiras coisas que você vê é a fábrica da Volkswagen

“Wolfsburg e Volkswagen — é uma espécie de sinônimo”, explica Dieter Landenberger, o historiador do Grupo VW, enquanto olha afetuosamente para um modelo antigo de Fusca. Ele faz parte de uma série de carros clássicos lindamente restaurados no Zeithaus — um enorme museu com fachada de vidro no Autostadt, dedicado aos ícones da indústria automobilística.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima