Reinaugurado neste ano apóis uma reforma bilionária que levou oito anos, o hotel Waldorf Astoria, em Nova York, é cheio de histórias. Quando abriu as portas no endereço atual, em 1931, era o maior, mais alto e mais luxuoso hotel do planeta.
Foi saudado até mesmo pelo então presidente americano, Herbert Hoover, que viu nele uma faísca de esperança nos tempos bicudos da Grande Depressão, que se seguiu à crise de 1929.
O primeiro disco de vinil, que revolucionaria a indústria fonográfica no século 20, e o primeiro computador pessoal da IBM foram apresentados nele. O hotel também foi morada de Frank Sinatra, que costumava tocar para os hóspedes na alta madrugada.
Veja a seguir fatos curiosos sobre ele.
CONHEÇA FATOS QUE ACONTECERAM NO WALDORF ASTORIA
Um banquete…
O Grande Salão de Baile foi um dos principais palcos de encontros diplomáticos, literários e empresariais do século 20. Ali funcionava o maior departamento de banquetes do planeta.
…e uma bolacha
Em 1948, executivos da Columbia anunciaram ali o LP, o disco de vinil que mudaria a música. Em 1981, a IBM apresentou no hotel o seu primeiro computador pessoal, o PC.
Nas telas…
O Waldorf já foi cenário de dezenas de filmes e séries, entre eles “Um Príncipe em Nova York”, “Perfume de Mulher”, “Máfia no Divã”, “Prenda-me se For Capaz”, “Sex and the City” e “Família Soprano”.
…e nos pratos
O hotel popularizou os ovos beneditinos, o bolo red velvet e criou a salada Waldorf, com maçã e salsão — hoje presença até em restaurante por quilo brasileiro.
No olho do furacão…
Durante a Guerra Fria, o Waldorf Astoria virou uma extensão da ONU —líderes como Nikita Kruschev e Fidel Castro ficaram hospedados ali, transformando corredores e elevadores em zonas turbulentas.
…e no meio da madrugada
Frank Sinatra tinha apartamento no hotel e gostava de tocar piano tarde da noite —atraindo vizinhos ilustres para drinques improvisados e apresentações íntimas que nunca constaram na programação oficial.
Mordomia americana…
Primeiro hotel do mundo com telefones nos quartos, o Waldorf inaugurou o hábito hoje universal: pedir comida sem sair da cama —’serviço de quarto’.
…e dinheiro chinês
Em 2017, a seguradora chinesa Anbang, comandada pelo investidor Wu Xiaohui, comprou o edifício do Waldorf, mantendo a rede Hilton na operação hoteleira. Wu foi preso, acusado de fraude, e o Estado chinês assumiu a empresa, mas mantendo a reforma cujo custo total, incluindo o preço da aquisição do prédio, ficou em US$ 6 bilhões (R$ 34 milhões).
Viagem sem volta
O magnata John Jacob Astor 4º criou o hotel Astoria em fins do século 19 para competir com o vizinho hotel Waldorf, de seu primo. Apesar da rivalidade, os dois empreendimentos logo se uniriam, mas Astor não viveu muito para ver isso. Em 1912 ele embarcou no Titanic -era o homem mais rico a bordo. Após o acidente, ele teria ajudado mulheres e crianças a entrarem nos botes, mas não conseguiu um lugar para si.
O jornalista viajou a convite do hotel
Fonte.:Folha de S.Paulo


