Alex Albon e Carlos Sainz, pilotos da Williams, foram desclassificados da classificação para o GP de Singapura de Fórmula 1 por infringirem o regulamento técnico da categoria.
Depois de um fim de semana positivo no Azerbaijão, com um pódio conquistado por Sainz, a situação da equipe de Grove não foi tão fácil durante o sábado de classificação em Marina Bay. Albon conseguiu apenas o 12º lugar sendo seguido imediatamente pelo companheiro espanhol em 13º.
E o que já era instável, só se complicou. Após o fim da sessão, o diretor técnico da Federação Internacional de Automobilismo, Jo Bauer, apontou uma irregularidade no DRS em ambos os carros. De acordo com o documento emitido por ele, tanto Carlos quanto Alex “excederam o limite máximo de 85mm nos dois lados da área externa da asa traseira o que vai contra o Artigo 3.10.10 g. do regulamento.”
Confira a decisão, na íntegra, da FIA.
“Durante a verificação técnica pós-qualificação, descobriu-se que a asa traseira do carro não estava em conformidade com o Regulamento Técnico. As posições ajustáveis do elemento superior da asa traseira foram verificadas. O DRS em estado de acionamento excedeu o limite máximo de 85 mm em ambos os lados da área externa da asa traseira.
Na audiência, o competidor admitiu que, embora a sua própria medição antes da qualificação tivesse mostrado que o componente estava dentro da tolerância, a medição subsequentemente realizada pelos Oficiais designados da FIA revelou uma folga maior do que o permitido e, portanto, a asa traseira não estava em conformidade com a dimensão exigida.
O competidor não contestou o procedimento de medição, a metodologia ou a precisão do equipamento de medição utilizado pela FIA. O Competidor aceitou integralmente os resultados da medição da FIA e reconheceu que a asa traseira instalada no carro não cumpria os requisitos do Regulamento Técnico.
Consequentemente, é imposta a penalidade padrão aplicável a infrações técnicas.”
Em nota, a Williams lamentou o ocorrido: “Durante a verificação técnica da FIA após a Qualificação, as asas traseiras em ambos os nossos carros falharam nas verificações da folga do DRS. Como resultado, Alex e Carlos foram desclassificados da Qualificação para o GP de Singapura de amanhã.
Isso é amargamente decepcionante para a equipe e estamos investigando urgentemente como isso aconteceu. Em nenhum momento estávamos buscando uma vantagem de desempenho, e as asas traseiras haviam passado nas nossas próprias verificações no início do dia. No entanto, há apenas uma medição que importa e aceitamos totalmente a decisão da FIA.
Temos um carro capaz de somar pontos aqui neste fim de semana e faremos tudo o que pudermos para lutar saindo da parte de trás do grid amanhã. Iremos rever imediatamente os nossos processos para garantir que isto não aconteça novamente.”
Com isso, a dupla da Williams larga do fundo do grid e todos os outros pilotos que haviam se classificado em posições abaixo deles, ganharam duas colocações para a corrida deste domingo. Isso impacta diretamente o brasileiro Gabriel Bortoleto, que originalmente se classificou em 16º, mas com a desclassificação dupla, iniciará o GP de Singapura em 14º.
Grid de largada do GP de Singapura de F1
Verstappen SEPULTOU ‘geração de ouro’ da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
Fonte. Motorsport – UOL