5:03 PM
30 de dezembro de 2025

Wishlist de Ano Novo: metas e resoluções para um 2026 com saúde

Wishlist de Ano Novo: metas e resoluções para um 2026 com saúde

PUBLICIDADE


Há quem considere a virada do ano uma oportunidade de ouro para criar metas e resoluções em busca de uma mudança drástica na vida. Outras pessoas, mais céticas, insistem que não há qualquer diferença entre o 31 de dezembro e o 1º de janeiro, e a rotina segue sendo a de um dia após o outro, apesar do estouro dos fogos de artifício nos céus.

Mas não importa o lado em que você está: ninguém fica indiferente ao começo de um novo ciclo no calendário, e a entrada de 2026 pode, sim, ser usada como um marco simbólico para buscar coisas diferentes. Que tal aproveitar esse espírito de mudança para planejar um ano com mais saúde?

Confira uma wishlist que vale a pena ser almejada para chegar à próxima virada de ano de forma mais saudável.

1. Comer melhor

alimentacao-saudavel-salada
Alimentação saudável é ótima pedida para melhorar a forma como seu corpo funciona (senivpetro/Freepik)

Uma das atitudes mais importantes que você pode tomar pela sua saúde, no curto e longo prazo, é dar uma atenção a mais para o que vai no prato de comida. Aqui, nem estamos falando em dieta: se você tem quilos a mais e conseguir perdê-los para debelar os problemas de saúde trazidos pela obesidade, melhor ainda.

Mas o primeiro passo nem é esse: é criar uma relação com os alimentos em que você tenha cada vez mais “comida de verdade”, repleta de bons nutrientes, no seu dia a dia.

O caminho para chegar lá envolve reduzir tanto quanto for possível o consumo de ultraprocessados, priorizando alimentos ricos em fibras, proteínas, carboidratos mais complexos e gorduras boas, além de vitaminas e minerais. Insira cada vez mais frutas, saladas, carnes magras e grãos na rotina, deixe de lado produtos muito industrializados, açucarados e frituras, na medida do possível.

Continua após a publicidade

Tendo condições, o ideal é montar um plano alimentar com apoio de um nutricionista.

Não precisa (nem deve!) ser radical, mas tente fazer pequenas mudanças aos poucos. Seu corpo e sua saúde vão agradecer! Ah, sim: na jornada para comer melhor, pense também em termos de hidratação.

Se isso não faz parte dos seus hábitos, tente tomar mais água no ano que começa. Use estratégias como saborizá-la com frutas para vencer o tédio da falta de sabor, caso esse seja um dos seus obstáculos para chegar lá.

2. Exercitar-se

exercicio-fisico
Uma simples caminhada já é um ótimo começo para vencer o sedentarismo (Freepik/Freepik)

É um dos clássicos da virada de ano e, até por isso, já virou piada: quem nunca prometeu iniciar um “projeto verão” que envolve se inscrever na academia tão logo janeiro bate à porta? Se você é uma pessoa que parte de um estado de sedentarismo, essa mudança brusca não costuma ser sustentável… e já em fevereiro aquela matrícula segue sendo paga mesmo que você apareça cada vez menos para treinar.

Continua após a publicidade

Exercitar-se é fundamental para sua saúde. Manter o corpo ativo ajuda em inúmeros processos que vão do bom funcionamento do intestino a um envelhecimento mais saudável, prevenindo problemas como a sarcopenia e até a perda óssea. Mas é comum querer fazer muito de uma hora para a outra, o que tende a gerar frustrações e fazer voltar à estaca zero em pouco tempo.

Para 2026, tente ir incrementando aos pouquinhos. Devagar se vai ao longe também quando o assunto é saúde: se você está completamente parado, uma simples caminhadinha diária já vai fazer uma enorme diferença para o seu corpo.

E nem precisam ser 10 mil passos por dia, número mágico que tanto se ouve nas redes sociais! Pouco a pouco, conforme for criando essa nova rotina, você pode aumentar a distância e até inserir novas atividades.

3. Ir ao médico

check-up-medico
Um check-up periódico ajuda a detectar problemas antes que eles se agravem (Freepik/Freepik)

Veja bem: não é o caso de se tornar uma pessoa hipocondríaca em 2026, que vai atrás de um médico diante do primeiro espirro, achando que há algo muito errado com a saúde.

Continua após a publicidade

Na verdade, a ideia é que você não deixe passar a oportunidade de fazer consultas periódicas para se assegurar de que tudo está bem – e, se não estiver, consiga descobrir os problemas cedo o bastante para tratá-los de forma mais fácil, com chances mais elevadas de sucesso.

Considere realizar um check-up de saúde neste ano que inicia, independentemente de estar se sentindo bem ou mal. Vale o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar.

4. Dormir bem

dormir-bem
Ter uma boa noite de sono faz maravilhas pela sua saúde (ansiia/Freepik)

Quando o tema é saúde, muita gente pensa ter a receita ideal com os itens acima: alimente-se melhor, mexa o corpo, ouça um profissional de saúde e siga os tratamentos indicados por ele, quando isso for necessário. É bem menos comum lembrar de outro aspecto fundamental para a saúde: o sono adequado.

Motivos para a insônia e outras dificuldades para dormir existem de sobra no mundo atual, permeado por ansiedades, estresse e o estímulo das telas, que também afetam nossa capacidade de adormecer (especialmente se você leva o celular para cama!).

Continua após a publicidade

Se você tem problemas para passar uma noite tranquila, comece 2026 com um esforço para uma boa higiene do sono, e não hesite em procurar orientação profissional se as estratégias mais básicas não forem suficientes para alcançar um repouso decente.

5. Manter a cabeça no lugar

reflexao-pensamento-calma-tranquilidade
Não se cobre demais nem transforme seus objetivos em um fardo (ArtPhoto_studio/Freepik)

A saúde mental é essencial para que o corpo funcione direito – e nenhum dos desejos listados acima deve se tornar um fardo ou uma obrigação. Encare todas as melhorias que você tentar fazer em prol da sua saúde como uma forma de autocuidado, como um esforço dentro de suas possibilidades.

Nem sempre vai ser possível aderir à dieta. Haverá dias em que você não vai ter qualquer vontade de se exercitar. Por uma razão ou outra, talvez haja uma ou várias noites mal dormidas. Nada disso é um fracasso: cada dia em que as coisas derem certo é um avanço, mesmo que haja tropeços em muitos outros.

Não se cobre tanto por resultados: mantenha a cabeça no lugar e lembre por que esses objetivos foram traçados em primeiro lugar. Invista em alternativas para refrescar a mente, como a meditação ou a terapia, encontrando aquilo que funciona melhor para você.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima