No Brasil, o mercado de cerveja sem álcool está crescendo e aparecendo. E ganhando prêmio internacional também, e não é qualquer prêmio.
No prestigiado World Beer Cup, a Copa do Mundo da Cerveja, a Melancia Sour & Salt, da cervejaria Sim! (Campinas, SP), foi escolhida a melhor do mundo na categoria cervejas sem álcool.
Sim, a melhor de todo o mundo é Sim.
Em segundo, na mesma categoria, ficou uma sour ale da Four Winds (Canadá); e outra sour, com morango e blueberry, da americana Go Brewing, fechou o pódio. E olha que a Go Brewing é de Illinois, terra do novo papa Leão 14. Mas o Deus cervejeiro, sem álcool, é campineiro —a Sim! é exclusivamente dedicada aos rótulos sem álcool.
Entre tantos concursos cervejeiros no mundo, o WBC é, de fato, especial. É realizado desde 1996 pela Brewers Association, a associação das cervejarias artesanais americanas, e neste ano foi sediado em Indianápolis (EUA).
Ao todo, foram 8.375 amostras de cervejas, de 1.761 produtores vindos de 49 países. O evento avaliou rótulos de 112 estilos diferentes —além de cinco sidras, sidra também é gente. A própria Sim inscreveu ainda um outro rótulo sem álcool (uma IPA), que não subiu ao pódio.
A vitória foi no início de maio, e a cervejaria paulista já está começando a colher alguns frutos. “O impacto nas vendas foi imediato. Tivemos contato com redes varejistas e novos distribuidores. Não estávamos em varejo ainda, mas agora estamos negociando com algumas redes. Também entramos em alguns estados em que não estávamos”, comemora David Figueira, cofundador da marca.
Além disso, a cervejaria chamou atenção do mercado internacional. “Tivemos contatos tanto na América Latina como nos Estados Unidos. Vamos ver como vai se desenvolver, mas só ter esses contatos já é muito significante”, completa Figueira.
A Melancia Sour & Salt é inspirada no estilo gose, ácida, levemente salgadinha, comercializada apensa em lata de 350 ml e com 0,3% de álcool —pela legislação brasileira, o limite para a classificação sem álcool é de 0,5%.
Curiosamente, o rótulo chegou como parte de um projeto sazonal, assim como a versão de maracujá. No entanto, após a premiação mundial, ela passará a ser uma cerveja de linha da Sim! No momento, a versão de melancia está esgotada, mas volta em no máximo 15 dias, confirma Figueira.
A Sim! já tem outra novidade no seu portfólio, uma coffee stout, mas vamos falar melhor dela mais tarde. Agora é só para comemorar.
No mundo com álcool, o Brasil também foi premiado no World Beer Cup, e duplamente.
A fábrica-bar 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), faturou duas medalhas de ouro. Na categoria gose, venceu com o rótulo Canoa Quebrada (38% de álcool), uma cerveja com baixo amargor, leve e ácida, acrescida de caju, o que lhe confere um aroma marcante.
A outra é a Quadrupel 277, vitoriosa na categoria begian strong speciality ale. Envelhecida por 12 meses em barris de castanheira usados previamente para cachaças, e com adição de melaço, a Quadrupel é escura e intensa, com 10,7% de álcool.
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Fonte.:Folha de São Paulo