O vencedor do Campeonato Britânico de Rally e fundador da M-Sport, Malcolm Wilson, foi indicado pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, como seu candidato preferido para suceder Robert Reid como vice-presidente esportivo da entidade responsável pela Fórmula 1.
Os membros votarão sobre isso na assembleia geral extraordinária e na conferência em Macau, em junho.
Reid renunciou ao cargo no início de abril de forma polêmica, citando uma “quebra de padrões” e dizendo: “Ao longo do tempo, tenho testemunhado uma erosão constante dos princípios que prometemos defender. As decisões estão sendo tomadas a portas fechadas, ignorando as próprias estruturas e pessoas que a FIA existe para representar”.
Wilson teve sucesso no mundo dos ralis, tanto como piloto quanto como empresário. Seu longo relacionamento com a Ford lhe rendeu o Campeonato Britânico de Rally em 1994, e a M-Sport venceu o Campeonato Mundial de Rally para fabricantes em 2006 e 2007.
Ele foi agraciado com a Ordem do Império Britânico na lista de honras do aniversário de Sua Majestade a Rainha em 2009 por serviços prestados ao automobilismo.
A M-Sport, sediada em Dovenby Hall resistiu à retirada da Ford do esporte graças a Wilson. Além dos ralis, ela construiu motores para clientes do Campeonato Britânico de Carros de Turismo, dirigiu a campanha GT3 da Bentley e fez parceria com a Jaguar na série de suporte i-PACE eTROPHY para a Fórmula E.
“Tenho o prazer de nomear Malcolm Wilson OBE para o cargo de vice-presidente da FIA para o esporte”, disse Mohammed Ben Sulayem no comunicado oficial da FIA.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA
Foto de: Dom Romney / Motorsport Images
“Malcolm teve uma carreira de destaque no esporte a motor global. Por mais de 40 anos, ele competiu no mais alto nível, tanto como piloto quanto como parceiro técnico das equipes. Essa experiência será inestimável para a FIA e nossos clubes membros, pois continuamos a desenvolver o esporte a motor profissional e de base, impulsionando a inovação no esporte para beneficiar fãs, pilotos e equipes”.
“A FIA desempenhou um papel central em minha carreira”, disse Wilson, “e estou muito ansioso para apoiar o presidente e toda a família FIA em sua importante missão. Nunca houve um momento tão empolgante para estar no esporte a motor, e eu sei em primeira mão os benefícios que o esporte traz para as famílias e comunidades em todo o mundo”.
“Estou ansioso para trabalhar com o presidente durante todo o seu atual mandato, levando nosso esporte a novos públicos e assegurando que teremos os melhores campeonatos para todos os nossos competidores”.
O mandato atual de Ben Sulayem termina este ano e ele está concorrendo à reeleição em dezembro.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #331: Bortoleto, Hamilton e cia. | Com Maumau
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
In this article
Stuart Codling
Fórmula 1
Geral
WRC
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Subscribe to news alerts
Fonte. Motorsport – UOL