11:28 AM
31 de agosto de 2025

Trump anuncia investigação comercial sobre o Brasil: as acusações que motivaram decisão do governo dos EUA

Trump anuncia investigação comercial sobre o Brasil: as acusações que motivaram decisão do governo dos EUA

PUBLICIDADE


Trump gesticulando enquanto fala, sentado

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trump já havia pedido investigação comercial ao anunciar tarifa de 50% contra o Brasil

    • Author, Mariana Alvim
    • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo*
    • Author, Giulia Granchi
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres*

O governo dos Estados Unidos, sob comando de Donald Trump, anunciou oficialmente a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, alegando práticas “desleais” que restringiriam o comércio americano. O procedimento, um dos instrumentos mais duros da política comercial dos EUA, pode abrir caminho para novas tarifas sobre produtos brasileiros além dos 50% já anunciados pelo republicano.

A ordem partiu do próprio Trump, que relacionou o movimento às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a supostos prejuízos sofridos por empresas de mídia social dos EUA no Brasil.

Em comunicado oficial, o embaixador do comércio dos EUA, Jamieson Greer, detalhou as práticas brasileiras que motivaram a investigação.

“O USTR detalhou as práticas comerciais desleais do Brasil, que restringem a capacidade dos exportadores americanos de acessar seu mercado há décadas, no Relatório Nacional de Estimativa de Comércio (NTE). Após consultar outras agências governamentais, consultores credenciados e o Congresso, determinei que as barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil merecem uma investigação completa e, potencialmente, uma ação corretiva”, escreveu Greer no comunicado.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima