1:52 AM
10 de setembro de 2025

Como fugir dos assentos sem janela no avião

Como fugir dos assentos sem janela no avião

PUBLICIDADE


Você paga mais caro para garantir um lugar específico na janela do avião, seja para apreciar a paisagem ou para se sentir menos claustrofóbico durante a viagem e… quando chega a hora, não há janela alguma.

Essa situação frustrante, que surpreende muitos viajantes, não é incomum. Companhias aéreas tanto no Brasil como no exterior contam com assentos que deveriam ficar ao lado de uma janela, mas são totalmente fechados.

E o pior: isso não costuma ficar claro na hora de comprar a passagem, rendendo uma descoberta desagradável quando você já está dentro do avião.

Para escapar a esse inconveniente, é bom entender por que ele acontece – e maneiras de descobrir com antecedência quais assentos evitar, caso a janela seja essencial para seu conforto nos ares.

Por que alguns lugares não têm janela?

Diferentes motivos podem levar um assento a ficar sem janelas. Em geral, tudo passa por uma necessidade estrutural: em alguma lateral do avião, pode ser preciso ter uma coluna mais larga (e sem a abertura onde ficaria a janela) para passagem de fios ou da tubulação de ar condicionado, por exemplo.

Continua após a publicidade

Assentos em avião
A sorte está lançada (JC Gellidon/Unsplash)

A questão que dificulta a vida dos viajantes, porém, é que essa limitação não é ditada apenas pelo modelo da aeronave, mas pela disposição escolhida pela própria companhia aérea. Um 737, por exemplo, pode não ter qualquer fileira sem janelas se os corredores forem espalhados seguindo a ordem das aberturas. Mas também pode acabar tendo um bloqueio pontual em um dos setores caso a escolha de assentos faça essa disposição utilizar até mesmo a linha bloqueada.

Na internet, é possível encontrar reclamações de usuários que viajaram em um 737-800 da Gol e descobriram na hora do voo que poltronas das fileiras 10 e 11 não tinham as aberturas.

Continua após a publicidade

Mas essa característica, que ocorre na disposição utilizada pela empresa, com 30 fileiras de três assentos de cada lado, nem sempre se repete em outras companhias. Em um 737-800 como o operado pela Aeroméxico, que tem uma ordem distinta por contar com quatro fileiras executivas na parte dianteira, os assentos mais afetados pela barra lateral ficam nas fileiras 9 e 10. E ainda há outras empresas para as quais nenhuma fileira de assentos chega a ficar sem janelas.

Ou seja: sem uma fórmula universal, a melhor maneira de investigar é procurando mapas de assentos específicos para cada linha aérea.

Como saber se o meu assento não tem janela?

Alguns sites na internet dão a chance de conhecer o mapa de assentos dos aviões com mais precisão do que o oferecido pelas próprias companhias aéreas. Mais do que a disposição dos assentos, essas páginas permitem saber onde estão (ou não estão) as janelas.

Continua após a publicidade

dor-de-ouvido-aviao
Consultar o mapa da aeronave pode evitar dores de cabeça (DC Studio/Freepik/Reprodução)

Uma das opções consagradas é o SeatGuru, vinculado ao TripAdvisor, que funciona de forma colaborativa. Além de trazer um mapa detalhado de configurações de aeronaves, que podem inclusive ser consultadas de acordo com o trecho específico que você pretende fazer, também dá para acessar comentários de quem já viajou naquele avião sobre os inconvenientes encontrados – o que não se limita à eventual falta de janelas, mas também, por exemplo, à proximidade de partes ruidosas ou muito iluminadas, como a cozinha ou os banheiros.

Com navegação ainda mais rápida, outra opção é o AeroLOPA, que permite procurar pelo nome da companhia aérea e, após acessá-la, clicar no tipo de aeronave desejado para conhecer a configuração utilizada por determinada empresa. Nesse caso, porém, a página apresenta somente um mapa dos assentos, sem comentários mais detalhados de usuários anteriores. Também é preciso saber previamente qual tipo de aeronave será utilizado na sua viagem.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima