Uma comitiva de produtores de queijo artesanal de Mato Grosso embarcou para a França em uma iniciativa inédita, fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), a Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MT).
O objetivo é ampliar conhecimentos, valorizar os produtos locais e dar visibilidade ao setor queijeiro no mercado internacional. Ao todo são 10 propriedades mato-grossenses concorrem ao ‘Mondial du Fromage’ (Mundial do Queijo), realizado em Tours, na França.

O deputado estadual Gilberto Cattani destacou a importância da ação conjunta que além de fortalecer os pequenos empreendedores, promove a conexão entre a cadeia produtiva e grandes empresas do setor. “A Assembleia Legislativa agradece ao Sebrae/MT por esta iniciativa, com certeza é um momento ímpar na história do queijo artesanal e da pequena produção do nosso Estado”, disse.
Para Valéria Pires, gestora Estadual do Agro, do Sebrae/MT, a missão representa um marco para o setor. “Estamos proporcionando aos pequenos produtores do estado uma experiência enriquecedora, de grandes aprendizados, que contribuirá para a valorização dos queijos artesanais de Mato Grosso e para o fortalecimento das nossas Indicações Geográficas”, ressaltou.

Durante a missão técnica, uma das produtoras da Estância Cupertino, localizada na Comunidade Tapaiuna, em Nova Canaã do Norte (MT), destacou a importância da oportunidade proporcionada. Para ela, a experiência foi transformadora.

“A gente trabalha com leite, queijo e outros produtos, sempre com muito esforço. Estar aqui, conhecendo outra realidade, aprendendo coisas novas, é um sonho. Minha família mora há 18 anos na mesma propriedade e tira dali nosso sustento. Ver de perto como os franceses valorizam o produtor rural e o queijo artesanal me dá esperança e motiva a gente a continuar”, relatou emocionada e ansiosa pelo resultado do Concurso Mundial que deve ser revelado na próxima semana, dia 24 de setembro.
Próximos passos
Além de participar do Concurso Mundial, na França, os produtores também se preparam para mostrar a qualidade de seus produtos no próximo Concurso Estadual do Queijo, realizado pelo Sebrae/MT. O evento que chega a sua segunda edição, já tem data marcada, entre os dias 24 e 25 de outubro, acontece em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. As inscrições para produtores interessados já estão abertas e seguem até 5 de outubro. Interessados podem se inscrever nosite oficial do concurso clique aqui.
O festival representa mais uma oportunidade de dar visibilidade ao queijo artesanal mato-grossense, fortalecendo toda a cadeia produtiva e incentivando a valorização dos pequenos negócios rurais.
Fonte Agencia Sebrae