6:07 AM
10 de outubro de 2025

Centro de Convenção de Salvador retoma turismo de negócios – 09/10/2025 – Turismo

Centro de Convenção de Salvador retoma turismo de negócios – 09/10/2025 – Turismo

PUBLICIDADE


Às vésperas de sediar o maior evento em cinco anos de atividade, o Centro de Convenções Salvador (CCS) comemora a retomada do turismo de negócios na cidade após anos sem espaços para grandes eventos na capital baiana.

O antigo Centro de Convenções da Bahia era um equipamento do Governo do Estado. Erguido no fim dos anos 1970, ele foi interditado em 2015 após um desabamento parcial, mas já vinha enfrentando problemas de infraestrutura.

Naquele ano, quando teve suas atividades interrompidas, Salvador caiu da terceira para a décima colocação no ranking de cidades brasileiras que sediam eventos internacionais credenciados pela ICCA (International Congress and Conventions Association).

O impacto financeiro para a cidade chegou a R$ 200 milhões por ano, como revelou o então secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco, em 2017, em entrevista ao jornal Correio.

O Governo do Estado agora pretende vender o imóvel através de leilão, mas no momento está resolvendo burocracias, em regularização fundiária em cartório.

Localizado na orla da Boca do Rio, o atual centro de convenções da capital baiana é um equipamento municipal, administrado pela francesa GL events. Ele foi inaugurado em 2020 e ainda precisou ficar fechado por dois anos durante a pandemia de covid-19.

Desde a retomada, foram mais de 450 agendas, quase 1,2 milhão de visitantes e impacto econômico superior a R$ 1 bilhão. O equipamento gera, em média, três mil empregos temporários por ano em sua operação direta, além de impulsionar setores como hotelaria, gastronomia, transporte e serviços.

“A inauguração do Centro de Convenções Salvador, em 2020, representou um divisor de águas e reposicionou a capital baiana no calendário nacional e internacional de eventos”, conta à Folha Cláudio Najar, diretor-geral do CCS.

No primeiro semestre de 2025, o espaço sediou a RoboCup, maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo, que reuniu 3 mil competidores de 40 países e atraiu cerca de 60 mil pessoas. Já no segundo semestre, Salvador recebeu o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, considerado o maior do gênero na região e que reuniu dez mil participantes.

Entre 27 e 30 de outubro, será a vez da Exposibram (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração), um dos eventos mais importantes do setor na América Latina, sendo o maior já realizado no CCS, com ocupação de mais de 50 mil m² do empreendimento. Já existem programações confirmadas até 2029.

Há ainda planos para a construção de mais um centro de convenções na cidade, no Centro Histórico. O Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura desde 1986, será desmontado em janeiro de 2026, e o terreno deve virar um vão livre com vista para a baía de Todos-os-Santos. O estacionamento subterrâneo deve compor outro centro de convenções no subsolo da Praça Municipal.

O último ranking do ICCA divulgado em 2025 coloca Salvador em sexto lugar, a melhor colocação entre as cidades do Nordeste.

O repórter viajou a convite da Salvador Destination



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima