10:30 AM
20 de dezembro de 2025

O país do Caribe que defende o envio de tropas militares de Trump para a região

O país do Caribe que defende o envio de tropas militares de Trump para a região

PUBLICIDADE


Membros da Guarda Costeira de Trinidad e Tobago.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Membros da Guarda Costeira de Trinidad e Tobago

    • Author, Ángel Bermúdez
    • Role, BBC News Mundo

“O envio pelo governo dos Estados Unidos de recursos militares para o Caribe para destruir os cartéis terroristas do narcotráfico conta com o apoio total do governo de Trinidad e Tobago.”

“As únicas pessoas que deveriam se preocupar com a atividade militar dos EUA são aquelas que participam ou facilitam atividades criminosas. Cidadãos que respeitam a lei não têm nada a temer.”

Com essas palavras, divulgadas em comunicado no fim de agosto, a primeira-ministra de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, deixou clara a total adesão de seu governo ao amplo envio de forças militares determinado pelo presidente americano, Donald Trump, nas águas do Caribe, como parte de uma suposta operação antidrogas.

Naquele momento, as forças americanas estavam parcialmente mobilizadas, e não se sabia com clareza nem como a operação seria executada nem a dimensão do aparato militar.

A primeira dúvida seria esclarecida em 2 de setembro, quando Trump anunciou que os EUA haviam atacado uma embarcação que supostamente pertencia à organização criminosa Tren de Aragua e que aparentemente havia saído da Venezuela transportando drogas em direção aos EUA.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima