Pernil é boa opção para a ceia de Natal. Algumas peças com osso que pesam cerca de sete quilos servem até 20 pessoas. Mas seu preparo exige planejamento, começando pelo descongelamento, que pode levar até dois dias dentro da geladeira.
Veja, a seguir, a receita de pernil suíno do chef Oghan Teixeira, da Ghee Banqueteria.
PERNIL ASSADO NA CACHAÇA
Rendimento: 20 porções
Tempo: 5 horas (fora marinada)
Ingredientes
- 1 pernil suíno com osso (7 kg)
- 400 ml de cachaça
- 3 colheres (sopa) de sal
- Suco de 5 limões-sicilianos
- 12 dentes de alho amassados
- 3 cebolas grandes picadas
- 8 folhas de louro
- 4 ramos de alecrim fresco
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (chá) de pimenta-calabresa
- 250 ml de água
Preparo
- Com uma faca afiada, faça incisões leves no pernil, para que a marinada penetre na carne. Misture todos os demais ingredientes e mergulhe o pernil, massageando bem. Mantenha na geladeira por 48 horas, virando a cada 12 horas.
- Retire da geladeira 1 hora antes de assar e preaqueça o forno a 160°C. Coloque o pernil em uma assadeira, com a marinada, cubra com papel-alumínio e asse por 3h30 a 4 horas.
- Remova o alumínio, vire o pernil, aumente para 200°C, regue com o caldo da assadeira e asse por mais 1h30, regando a cada meia hora –se o caldo secar, adicione mais água. Se quiser pele crocante, aumente para 220°C nos últimos 10 minutos.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo


