Tradicionais na ceia natalina brasileira, os assados são um desafio para a data. Não é por acaso que perus e lombos ressecados costumam virar memes.
É por isso que o chef mineiro Leo Paixão não aprova o preparo do lombo no forno. “O risco de passar do ponto é muito grande. Para ficar suculento, a temperatura interna não pode passar dos 60ºC, o que é difícil de garantir no preparo assado”, afirma.
Veja, a seguir, a receita de lombo suíno natalino do chef.
LOMBO SUÍNO NATALINO
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 lombo suíno de aproximadamente 1,5 kg
- 1 cebola grande picada grosseiramente
- 1 xícara de ameixas pretas sem caroço
- 1 xícara de passas brancas
- 300 ml de vinho branco seco
- 2 cabeças de alho inteiras, com cascas, cortadas ao meio
- 3 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) de mostarda escura
- 1 colher (sopa) de mel
Preparo
- Em uma panela, no fogo baixo, derreta a manteiga e doure o lombo. Acrescente os outros ingredientes, vire a peça com a gordura para baixo, tampe e cozinhe por 20 minutos. Vire a carne e cozinhe por mais 20 minutos.
- Desligue, tire o lombo da panela e deixe descansar por 15 minutos sobre uma grade. Enquanto isso, esprema o alho, remova as cascas e regue o lombo já fatiado com o molho.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo


