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4 de dezembro de 2025

Juan Valdez inaugura primeira cafeteria no Brasil – 04/12/2025 – Café na Prensa

Juan Valdez inaugura primeira cafeteria no Brasil – 04/12/2025 – Café na Prensa

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A rede de cafeterias Juan Valdez inaugurou sua primeira loja no Brasil nesta quinta-feira (4). A chegada da marca colombiana ao país se deu com a abertura da cafeteria no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (a cerca de 300 km de São Paulo).

A empresa colombiana chegou a anunciar que viria ao Brasil no ano passado, conforme havia sido antecipado pelo Café na Prensa, mas decidiu pôr um pé no freio e, a princípio, optou por inicialmente vender seus grãos apenas no varejo.

Agora, após a chegada da cafeteria ao Brasil, a ideia é adotar o modelo de franquias para expandir suas operações no país. A empresa espera chegar a 100 lojas até 2028 e a 300 unidades nos próximos sete anos, a maioria em shoppings.

O mercado brasileiro estava no radar da empresa há anos. Segundo Camila Escobar, CEO global da Juan Valdez, o país é uma das áreas prioritárias do programa de expansão internacional. As demais são México, Estados Unidos, Espanha –como porta de entrada para o restante da Europa– e Oriente Médio –como o centro da expansão asiática.

No Brasil, o cardápio traz comidas exclusivas para o mercado local, como o pão de queijo e a broa de milho. Juntam-se a elas outros salgados e doces, como as arepas —de pernil ou frango— e a almojabana —espécie de pão de queijo colombiano.

Entre as bebidas, há coados e espressos em diferentes tamanhos (com e sem leite), além de opções geladas que costumam fazer sucesso mundo afora, sobretudo entre os consumidores mais jovens. É o caso do Granizado —espécie de raspadinha de café com leite— e dos Nevados, como são chamados os frappés com chantilly. Este sai nos sabores café, matchá, doce de leite, chocolate, oreo e chai.

É possível ainda comprar os pacotes para preparo em casa. Além dos rótulos já comercializados em supermercados, a marca trouxe microlotes exclusivos para as lojas, como os das variedades bourbon rosa e geisha.

Segundo Patrick Galletto, diretor-geral da marca no Brasil, a escolha de Ribeirão para o lançamento brasileiro envolve uma questão de oportunidade e de simbolismo. “A primeira oportunidade apareceu em Ribeirão Preto e ela veio a calhar. O shopping faz parte de um dos principais grupos, com quem a gente pretende ter uma parceria muito bacana para crescer em outros shoppings do grupo Multiplan”, diz.

“Além disso, Ribeirão Preto é uma cidade que está dentro da região da Alta Mogiana, que tem toda uma história e tradição com o café”, afirma Galletto.

O mercado brasileiro de cafeterias passa por um momento de expansão acelerada desde o fim da pandemia de Covid-19.

Redes como Cheirin Bão, Casa Bauducco, Go Coffee, Mais1Café, The Coffee e Café Cultura inauguram centenas de lojas por ano no Brasil. Algumas delas tiveram que adaptar as operações —outrora voltadas para o café para viagem, abriram salões para receber os clientes que preferem consumir no local, comportamento muito marcante do consumidor brasileiro.

Em paralelo a isso, a Starbucks também retoma seus investimentos no mercado brasileiro após um momento de letargia causado pela recuperação judicial da SouthRock, empresa que administrava a marca no Brasil. Agora sob o comando da Zamp, a Starbucks planeja expandir suas operações no país.

Espécie de Starbucks colombiana, a Juan Valdez nasceu em dezembro de 2002 e hoje é a maior embaixadora do café colombiano. A empresa é batizada com o nome do personagem fictício criado pela Federação Nacional dos Cafeicultores e que representa o agricultor colombiano em peças publicitárias desde a década de 1950.

A empresa tem centenas de lojas, sobretudo na Colômbia, mas também está presente em dezenas de países, tanto no varejo quanto com cafeterias. São 650 lojas distribuídas em 20 países, além de 15 mil pontos de venda no varejo em 34 mercados.

O jornalista viajou a convite da Juan Valdez.


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Fonte.:Folha de São Paulo

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