9:38 AM
19 de janeiro de 2026

O que se sabe sobre colisão entre trens de alta velocidade na Espanha que deixou pelo menos 39 mortos: ‘Extremamente estranho’

O que se sabe sobre colisão entre trens de alta velocidade na Espanha que deixou pelo menos 39 mortos: ‘Extremamente estranho’

PUBLICIDADE


Trem caído em trilho com pessoas de jaqueta amarela e ambulâncias ao redor

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Acidente aconteceu em trecho reto da ferrovia que havia passado por renovação recente

    • Author, Harry Sekulich
    • Role, BBC News
    • Author, Guy Hedgecoe
    • Role, Da BBC News em Madri
    • Author, Rachel Hagan
    • Role, BBC News
  • Tempo de leitura: 5 min

Ao menos 39 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma colisão de trens no sul da Espanha no domingo (18/1), segundo a Guarda Civil espanhola. A tragédia já é considerada o pior acidente ferroviário da história do país em mais de uma década.

Vagões de um trem com destino a Madri descarrilaram e cruzaram para os trilhos opostos, colidindo com um trem que vinha na direção oposta em Adamuz, na noite de domingo.

Quatrocentos passageiros e funcionários estavam a bordo dos dois trens, informaram as empresas ferroviárias. Os serviços de emergência atenderam 122 pessoas. Destas, 48 pessoas — incluindo cinco crianças — seguem hospitalizadas. Onze adultos e uma criança estão em unidades de terapia intensiva.

As autoridades iniciaram uma investigação sobre as causas do acidente. O ministro dos Transportes da Espanha, Óscar Puente, disse que o número de mortos “ainda não é definitivo”.

‘Extremamente estranho’

Puente disse que o acidente é “extremamente estranho”. Todos os especialistas ferroviários consultados pelo governo “estão extremamente perplexos com o acidente”, disse ele a repórteres em Madri.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima