Situada a 180 km de João Pessoa e com pouco mais de 5 mil habitantes, Cabaceiras é muito mais famosa do que essa descrição inicial pode sugerir: o município do Cariri da Paraíba é conhecido em todo o país pela alcunha de “Roliúde Nordestina” e, desde o final de 2025, também é reconhecido por lei estadual como a Capital Paraibana do Cinema. O motivo? Dezenas de produções audiovisuais usaram essa cidade e seus arrabaldes como locações, entre filmes, novelas, séries e até spots publicitários.
Produções icônicas em Cabaceiras
As estimativas mais modestas indicam que Cabaceiras foi o local escolhido para rodar mais de 50 obras do audiovisual brasileiro desde a virada do século. De longe, a mais famosa é O Auto da Compadecida (2000), adaptação da obra homônima de Ariano Suassuna que se tornou um blockbuster nacional: foi o filme brasileiro mais visto nos cinemas no ano de seu lançamento, atraindo mais de 2 milhões de pessoas para a frente das telonas.

O sucesso do filme também é considerado um marco fundador do interesse de cineastas e outros produtores do país para gravar por lá. Foi quando a cidade passou a atrair olhares pelas suas características marcantes, que garantem um visual que o brasileiro passou a associar como “tipicamente nordestino”.
Várias minisséries também usaram Cabaceiras como cenário, com destaque para A Pedra do Reino (2007), da TV Globo. Mais recentemente, a série Cangaço Novo (2023), do Prime Video, também foi ambientada no município paraibano, assim como Maria e o Cangaço (2025), do Disney+.
Atrações na cidade e nos arredores

Uma combinação de fatores ajudou a tornar Cabaceiras um lugar interessante para as filmagens. Em um primeiro momento, a arquitetura colonial, repleta de casas ainda remanescentes do século 18, fez com que a localidade se tornasse uma espécie de cidade cenográfica da vida real, ideal para ambientar cenas nordestinas de outros tempos.
A paisagem da região ao redor, com características do semiárido, também garante aos cineastas a possibilidade de rodar cenas sertanejas sem se deslocar demais. Com o tempo, a população ainda abraçou a ideia de tornar o lugar um polo de cinema: muitos cabaceirenses acabam participando das produções filmadas na cidade, aparecendo como figurantes ou colaborando nos bastidores das obras.
Cartão-postal da cidade, o Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa de aproximadamente 1,5 km², com cerca de cem grandes pedras arredondadas, que deixam a paisagem com um quê extraterrestre. O nome se deve ao ermitão que teria habitado a área do século 18.
O receptivo Luck e a plataforma de reserva de passeios Civitatis vendem tours de um dia para Cabaceiras a partir de João Pessoa. Para quem prefere ir por conta própria, em Cabaceiras há hotéis e pousadas e guias autorizados, obrigatórios para a visita ao Lajedo (mais informações no site do turismo de Cabaceiras).
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte.:Viagen


