12:46 PM
26 de agosto de 2025

Diretora do Fed se recusa a deixar cargo após ser demitida por Trump

Diretora do Fed se recusa a deixar cargo após ser demitida por Trump

PUBLICIDADE


Nesta segunda-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que destituiu a diretora do Federal Reserve Lisa Cook de seu cargo devido a uma suposta fraude na documentação de uma hipoteca, ampliando sua pressão para que o banco central americano reduza as taxas de juros.

O norte-americano fez o anúncio em uma carta direcionada a Cook publicada em suas redes sociais. Presidentes podem remover membros do Federal Reserve do cargo apenas por justa causa. As leis que descrevem esse motivo geralmente relacionam o termo com ineficiência, negligência e atos ilícitos no cargo.

Nesta terça-feira (26), Lisa Cook afirmou que o presidente dos EUA não tem poder para demiti-la e garantiu que não pretende renunciar. A diretora afirmou que “não há motivo legal” para que Trump a demita do cargo. “O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, disse.

Ao publicar a ‘carta’ nas redes sociais, Trump disse que a demissão tinha efeito imediato. No entanto, a defesa de Cook disse que o presidente não tem ‘poder’ para tirar a diretora do cargo, já que o Federal Reserve é autônomo e não deve sofrer interferências de governo. “Tomaremos todas as medidas necessárias para impedir a tentativa de ação ilegal [de Trump]”, afirmou o advogado de Cook, Abbe David Lowell.

O caso das hipotecas

O anúncio de demissão ocorreu depois que o Departamento de Justiça indicou que planeja investigar Cook por uma denúncia de William Pulte, aliado de Trump e diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação, de que ela teria cometido fraude.

Lisa Cook é acusada de ter registrado moradia em Estado que oferecia isenção de imposto, onde teria comprado duas casas através de financiamento.

Vice de Trump leva 'lição de história' após declarações sobre guerra

JD Vance afirmou que EUA querem mediar conflito entre Ucrânia e a Rússia, tal como aconteceu em todas as grandes guerras. Internautas vieram esclarecer-lhe que não foi sempre assim, chamando-o de “ignorante”

Notícias ao Minuto | 08:00 – 26/08/2025



Fonte. :. Noticias ao minuto

Leia mais

Rolar para cima