10:59 AM
13 de outubro de 2025

Gaza: confrontos entre Hamas e clã deixam 27 mortos

Gaza: confrontos entre Hamas e clã deixam 27 mortos

PUBLICIDADE


Dois agentes, usando bonés e balaclavas e portando fuzis de assalto, conversavam em uma esquina de Deir al-Balah, em 10 de outubro.

Crédito, Anadolu via Getty Images

Legenda da foto, Forças de segurança ligadas ao Hamas foram mobilizadas em toda a Faixa de Gaza para supervisionar a transição após a retirada israelense

    • Author, Rushdi Abualouf
    • Role, Gaza correspondent in Istanbul

Ao menos 27 pessoas morreram no sábado (11/10) em confrontos na Cidade de Gaza entre forças de segurança do Hamas e membros armados do clã da família Dughmush. As mortes ocorreram após uma operação do Hamas para prender integrantes do clã, em um dos embates internos mais violentos desde a recente retirada de tropas israelenses de Gaza.

Os confrontos internos ocorrem em meio a um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, parte de um acordo que inclui a soltura de 20 reféns israelenses ainda vivos e dos corpos de outros 28 reféns mortos em troca da libertação de 250 prisioneiros palestinos e outras 1,7 mil pessoas detidas em Gaza, incluindo 22 crianças.

Testemunhas relataram que os combates entre palestinos começaram no bairro de Tel al-Hawa, no sul da Cidade de Gaza, depois que uma força do Hamas com mais de 300 homens avançou para invadir um quarteirão residencial nas proximidades do hospital jordaniano da cidade onde militantes Dughmush estavam entrincheirados após ter as casas destruídas no bairro de al-Sabra, durante o último ataque israelense.

Moradores descreveram cenas de pânico quando dezenas de famílias fugiram de suas casas sob intenso tiroteio, muitas delas já deslocadas várias vezes durante a guerra. “Desta vez as pessoas não fugiam de ataques israelenses”, disse um morador. “Elas fugiam do próprio povo.”





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima