Neste mês, o Cemitério da Consolação recebe duas edições especiais do passeio noturno monitorado Consolação e suas Vozes. Em homenagem ao Dia de Finados, em 2 de novembro, as visitas acontecem na sexta-feira, 24 de outubro, e na quinta-feira, 30 de outubro, convidando o público a explorar a arte tumular, as lendas urbanas e as histórias de personalidades que marcaram a trajetória da cidade.
Com início às 19h15 e duração de cerca de três horas, o passeio leva os participantes a uma imersão entre arte e memória. No percurso, ganham destaque túmulos de figuras que ajudaram a moldar São Paulo, como a Marquesa de Santos, o abolicionista Luís Gama, o jornalista Líbero Badaró e os modernistas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade – todos eles ‘descansam’ no cemitério da Consolação.
Além disso, o roteiro percorre histórias de fé e devoção, como as de Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, e apresenta a simbologia e os estilos artísticos que compõem a arte tumular. Entre um túmulo e outro, o público também conhece lendas urbanas que fazem parte do imaginário paulistano, como o caso do Castelinho da Rua Apa e a popular história da “loira do banheiro”.
O passeio é uma realização do projeto O Que Te Assombra?, com apoio da Consolare, empresa que administra o cemitério.
Valorização do patrimônio funerário
As edições deste mês acontecem em meio a um movimento de valorização dos espaços funerários da capital paulista. O Projeto de Lei nº 1167/2025, em tramitação, propõe instituir o Dia do Patrimônio Cultural Funerário da Cidade de São Paulo, a ser celebrado em 3 de outubro. Essa iniciativa busca reconhecer os cemitérios como espaços de memória, cultura e educação patrimonial.
Nesse contexto, o passeio Consolação e suas Vozes se alinha ao movimento de preservação do patrimônio. Segundo o idealizador do projeto O Que Te Assombra?, Thiago de Souza, a iniciativa busca desmitificar esses espaços e valorizar as histórias que moldaram a cidade.
A historiadora Viviane Comunale, administradora do perfil Patrimônio Funerário SP e responsável pela condução das visitas, reforça essa perspectiva. Segundo ela, cada narrativa e cada obra presente no local revelam aspectos da formação cultural da cidade e reforçam a importância de preservar esse patrimônio.

Desde agosto de 2023, os passeios noturnos têm registrado alta procura. Com ingressos limitados a 130 participantes por edição, as atividades mostram o crescente interesse do público por atrações que combinam história, arte e cultura em um formato diferente do habitual.
Serviço
Passeio noturno monitorado no Cemitério da Consolação
Onde? Cemitério da Consolação (Rua da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP). Ponto de Encontro na Capela do Cemitério.
Quando? Sexta-feira, 24 de outubro, e quinta-feira, 30 de outubro. Das 19h15 às 22h.
Quanto? Gratuito. O ingresso deve ser retirado antecipadamente pelo Sympla, e é solicitada a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível.
Disponibilidade de ingressos:
Para o dia 24 de outubro: a partir de segunda-feira, 20 de outubro.
Para o dia 30 de outubro: a partir de quinta-feira, 27 de outubro.
Busque hospedagem em São Paulo
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen