10:17 AM
16 de janeiro de 2026

Por que França e outros países europeus são contra acordo entre Mercosul e União Europeia

Por que França e outros países europeus são contra acordo entre Mercosul e União Europeia

PUBLICIDADE


Um trator francês com a bandeira tricolor em frente à Assembleia Nacional, em Paris

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pecuaristas europeus temem a concorrência da carne bovina proveniente da Argentina, do Uruguai e do Brasil

    • Author, Cristina J. Orgaz
    • Role, BBC News Mundo
  • Tempo de leitura: 8 min

Cerca de 700 milhões de pessoas unidas em uma única zona comercial. Essa é a proposta do acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que criará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo.

O acordo multilateral entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia e os 27 Estados do bloco comercial europeu contrasta com a política de tarifas, nacionalismo e acordos bilaterais adotada pelos Estados Unidos desde a chegada de Donald Trump à Presidência.

No entanto, nem todos os países estão satisfeitos. A França lidera, ao lado da Polônia, Hungria, Áustria e Irlanda, o grupo que se opõe de forma contundente ao acordo.

Com o acordo, seriam eliminadas ao longo dos próximos 15 anos tarifas de importação de 77% dos produtos agropecuários que a União Europeia compra do Mercosul, incluindo carnes, frutas, grãos e café, alimentos importantes ao agronegócio brasileiro.

Alguns produtos, porém, enfrentarão as chamadas “cotas tarifárias”. As carnes bovinas, por exemplo, terão uma cota de 99 mil toneladas por ano — ou seja, pelo tratado, o Mercosul poderá exportar essa quantidade limite com as tarifas reduzidas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima